Filmes portugueses não saíram “de mãos a abanar” do Festival de Veneza

A realizadora portuguesa Leonor Teles

O filme “Cães que Ladram aos Pássaros” foi nomeado pelo Festival de Veneza para o prémio de curta-metragem da Academia Europeia de Cinema. “A Herdade”, por sua vez, foi distinguido com o Prémio Bisato d’Oro para Melhor Realização, atribuído por um júri da crítica independente.

O filme da realizadora portuguesa Leonor Teles, “Cães que Ladram aos Pássaros”, foi nomeado este sábado pelo Festival de Veneza para o prémio de curta-metragem da Academia Europeia de Cinema.

A curta-metragem portuguesa concorria à 76.ª edição do Festival de Cinema de Veneza na secção Horizontes, que acabou por premiar “Darling“, de Saim Sadiq (Paquistão, Estados Unidos), com o prémio de melhor curta-metragem.

No entanto, a realizadora portuguesa conquistou esta nomeação do júri, presidido por Susanna Nicchiarelli, para ser candidata ao prémio de curta-metragem da Academia Europeia de Cinema.

O júri era ainda composto por Eva Sangiorgi, Álvaro Brechner, Mark Adams e Rachid Bouchareb, que avaliou 19 filmes, entre os quais 13 longas-metragens em competição.

“Cães que Ladram aos Pássaros” acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária, segundo a produtora.

Os prémios da Academia Europeia de Cinema serão entregues numa cerimónia marcada para 7 de dezembro em Berlim, capital da Alemanha, cerca de um mês depois de conhecidas todas as nomeações, cujo anúncio está marcado para 9 de novembro.

Bisato d’Oro distingue “A Herdade”, de Tiago Guedes

O filme “A Herdade”, de Tiago Guedes, foi por sua vez distinguido com o Prémio Bisato d’Oro para Melhor Realização, atribuído por um júri da crítica independente, presente no 76.º Festival de Cinema de Veneza.

Trata-se de um prémio paralelo aos galardões oficiais do festival de Veneza, atribuído por um júri independente presidido por Paolo De Cesare, distinto igualmente dos prémios da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).

“A Herdade”, que entrou na competição oficial do festival, é protagonizado por Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, e tem produção de Paulo Branco. Para o júri do Prémio Bisato d’Oro (Enguia de Ouro), o filme português, “embora de forma mais íntima e menos espetacular, tem reminiscências do Novecento de Bertolucci“, concluindo que “a história é um pedaço de vida, um tempo passado com personagens que se tornam nossos companheiros numa preciosa viagem”.

A longa-metragem conta a história de uma família dona de uma propriedade latifundiária, e ao mesmo tempo traça “o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a revolução do 25 de Abril [de 1974] e até aos dias de hoje”.

“Estamos muito contentes com este prémio e as perspetivas que nos traz”, disse o ator Albano Jerónimo, quando contactado pela agência Lusa. O filme está também confirmado para competir no Festival de Toronto, e chegará às salas de cinema portuguesas no dia 19 de setembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …