Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

RTP / Divulgação

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro numa época em que o país ainda se reconstruía no pós-Estado Novo.

O filme conta com Inês Castel-Branco no papel de Snu, uma mulher dinamarquesa, casada com três filhos e fundadora da editora D. Quixote, mas igualmente conhecida por publicar livros que iam contra a censura do Estado Novo.

Por outro lado, Francisco, interpretado pelo ator Pedro Alemendra, foi um dos mais famosos políticos portugueses da época, tinha cinco filhos e também era casado.

Conheceram-se no dia 6 de janeiro de 1976 e começaram a apaixonar-se a partir daí.

O argumento, escrito pela própria Patrícia e Cláudia Clemente, aborda o percurso profissional de ambos, o desenvolvimento da relação e a forma como esta abalou, na altura, as convenções nacionais, num Portugal ainda a curar as feridas deixadas pelo regime salazarista. O casal partilhou valores e ambições, lutou junto pela democracia e liberdade, sendo que a sinopse do filme refere que deixou “a sua marca na Política e na Sociedade.” Morreram os dois em 1980, sendo este o fim de uma história de amor que “mudou Portugal.”

Este é a segunda longa-metragem realizado por Patrícia Sequeira, depois de Jogo de Damas ter estreado em 2016. Snu contou ainda, durante a produção, com a consultoria histórica de Helena Matos, sendo o argumento baseado em biografias e documentação da época dos factos históricos, políticos e pessoais das duas personalidades retratadas.

O elenco é ainda composto por nomes como Simon Frankel, Inês Rosado, Mafalda Lencastre, Rodrigo Tomás, João Reis, Adriano Carvalho, Beatriz Leonardo, Pedro Frias, Maria João Pinho, Nádia Santos, José Leite, Afonso Lagarto, Joana Lopes, Sónia Lisboa, Ana Nave, entre outros. A banda-sonora ficou a cargo de Surma, sendo o projeto idealizado por José Francisco Gandarez e pela produção da Sky Dreams.

Recorde-se que o filme esteve recentemente nomeado para cinco galardões nos Prémios Sophia 2020, atribuídos anualmente pela Academia Portuguesa do Cinema.

Inês Castel-Branco foi nomeada para Melhor Atriz Principal pela sua prestação em Snu, Surma esteve nomeada para Melhor Canção Original, com o tema Quiescent, da sua autoria, sendo que, do ponto de vista técnico, Snu esteve nomeado para Melhor Maquilhagem e Cabelos, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Direção Artística.

Os vencedores dos prémios foram anunciados na passada quinta-feira (17), numa cerimónia que decorreu no Casino do Estoril e onde os filmes Variações (de João Maia) e A Herdade (realizado por Tiago Guedes) se sagraram os maiores consagrados, arrecadando sete troféus cada um. Snu estreia esta segunda-feira (21), na RTP1, às 22h30.

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …