Filme “A Dog´s Purpose” cancelado por suspeitas de maus tratos a cão

DR Amblin Entertainment

Dennis Quaid numa cena do filme "A Dog´s Purpose" (Juntos para Sempre em Portugal).

Dennis Quaid numa cena do filme “A Dog´s Purpose” (Juntos para Sempre em Portugal).

A estreia do filme “A Dog’s Purpose” (“Juntos para sempre” em Portugal) foi cancelada depois de ter sido divulgado um vídeo, feito durante as filmagens, em que um cão é obrigado a entrar numa piscina contra a sua vontade.

Este vídeo divulgado pelo site TMZ despoletou muitos protestos e apelos ao boicote ao filme, uma comédia familiar com Dennis Quaid, nomeadamente por parte de activistas dos direitos dos animais.

As imagens mostram um cão pastor alemão aflito, enquanto um tratador o tenta colocar à força numa piscina de água com corrente. Entre as vozes de fundo, ouve-se uma voz a dizer “não te preocupes, ao menos é água quente” e alguém sugere que é preciso lançá-lo à água para ver se ele se acalma.

Várias associações apresentaram queixa por crueldade animal e a produtora Amblin Entertainment e a distribuidora Universal Pictures não tiveram outro remédio que não cancelar todos os eventos de promoção do filme, designadamente a estreia nos EUA.

As duas empresas alegam que não querem que “nada ofusque este filme que celebra a relação entre humanos e animais” e acusam os autores do vídeo de terem editado a filmagem.

“No dia da filmagem, o Hércules [o nome do cão do vídeo] não quis fazer a proeza retratada no vídeo, por isso a equipa de produção da Amblin não seguiu com a filmagem”, garante a produtora.

O TMZ avança que o vídeo foi gravado no Canadá em Novembro de 2015, perante o olhar do realizador do filme, Lasse Hallström.

Mas Hallström garante que não estava lá e diz-se “muito perturbado com o vídeo“. “Prometeram-me que uma investigação completa à situação está em curso e que qualquer transgressão será reportada e punida”, diz ainda o realizador no seu perfil do Twitter, garantindo que, durante as filmagens, todos se empenharam em criar “um ambiente carinhoso e seguro para todos os animais no filme”.

O actor Josh Gad, que dá voz ao cão no filme, também se mostra “abalado e triste” e diz que já pediu explicações à produção.

Entretanto, o escritor Bruce Cameron, autor do livro que inspirou a obra e co-argumentista do filme, refere que o vídeo é “chocante”, mas questiona a motivação de “quem filmou e editou” o vídeo.

“Se alguma coisa estava errada, porque é que esperaram 15 minutos para fazer alguma coisa, em vez de correrem imediatamente para as autoridades?”, salienta Cameron num comunicado divulgado pelo The Hollywood Reporter.

O filme deveria estrear nos EUA a 27 de Janeiro, tendo estreia marcada para Portugal para 6 de Abril.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 15 minutos não. 15 meses.

    Comentário original:
    “If the people who shot and edited the video thought something was wrong, why did they wait fifteen months to do anything about it, instead of immediately going to the authorities?” his statement said.

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …