Filme de Pedro Costa entre melhores do ano para o British Film Institute

Cavalo Dinheiro / Pedro Costa

Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa

Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa

A revista Sight and Sound, do British Film Institute, classificou “Cavalo Dinheiro”, do cineasta português Pedro Costa, como o terceiro melhor filme de 2014.

A tabela é liderada por “Boyhood”, de Richard Linklater, e em segundo lugar ficou o filme “Adieu au langage”, de Jean-Luc Godard.

O terceiro lugar é repartido entre a última obra de Pedro Costa e “Leviathan”, de Andrey Zvyagintsev.

“Cavalo Dinheiro” é um dos cinco filmes portugueses que foram selecionados para a 29ª edição do Festival de Cinema Mar del Plata, que encerra este domingo na localidade na Argentina.

Pedro Costa, 55 anos, fez a estreia internacional de “Cavalo Dinheiro” no este verão no festival de cinema de Locarno, na Suíça, conquistando dois prémios: o de melhor realizador e o da Federação Internacional de Cineclubes.

“Cavalo Dinheiro” volta a ser protagonizado por Ventura, o cabo-verdiano que entrou em “Juventude em Marcha” e que Pedro Costa conheceu na rodagem de dois outros filmes no bairro das Fontaínhas (já demolido), nos arredores de Lisboa: “Ossos” (1997) e “No quarto da Vanda” (2000).

O filme estreia-se nos cinemas portugueses a 4 de dezembro.

A partir de 2015, terá estreia comercial no Reino Unido, França, Bélgica, Japão e Estados Unidos, país onde Pedro Costa será alvo de uma retrospetiva.

Nos anos mais recentes, antes de “Cavalo Dinheiro”, Pedro Costa participou no filme coletivo “Centro Histórico” (2012), composto por curtas-metragens feitas também por Manoel de Oliveira, Victor Erice e Aki Kaurismaki, fez a curta-metragem “O nosso homem” (2010) e o documentário “Ne change rien” (2009).

O júri da competição internacional integrou José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa, a realizadora Valerie Massadian, a argumentista Kallia Papadaki, a realizadora Eva Stefani e o jornalista Nikos Xydakis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …