As Filipinas têm a maior caldeira vulcânica do mundo (e acabou de ser descoberta)

Google Earth / Barretto Et Al. 2019

Apolaki

Um grupo de cientistas descobriu um grande bloco ígneo a leste da ilha de Luzon, localizada no fundo do mar das Filipinas. Trata-se da maior caldeira vulcânica conhecida da Terra.

Este bloco ígneo maciço, encontrado por uma equipa de cientistas, representa os restos da maior caldeira vulcânica conhecida da Terra. A mais recente descoberta foi batizada de caldeira Apolaki, que significa “senhor gigante” em filipino e é o Deus mítico do Sol e da Guerra.

De acordo com o artigo científico, recentemente publicado na Marine Biology, a caldeira tem um diâmetro de, aproximadamente, 150 quilómetros, duas vezes o tamanho da famosa caldeira de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos.

Além disso, os cientista afirmam que se trata de uma enorme e única cratera vulcânica formada pelo colapso de um vulcão. Recursos como uma borda rompida, bancos intra-caldeira e uma cúpula ressurgente indicam uma história vulcânica multifásica que consiste em erupções silenciosas e explosivas.

Também conhecida como Philippine Rise, a Benham Rise é uma região submarina sismicamente ativa e uma cordilheira vulcânica extinta localizada no Mar das Filipinas, aproximadamente 250 quilómetros a leste da costa norte de Dinapigue, Isabela, refere o Tech Explorist.

THE WORLD'S LARGEST CALDERA IS IN THE PHILIPPINESJenny Anne Barretto, a Filipina marine geophysicist based in New…

Publicado por UP MSI Geological Oceanography Laboratory em Domingo, 20 de outubro de 2019

Jeffrey Maloles, do UP MSI Geological Oceanography Laboratory, disse que o trabalho da equipa de geofísicos marinhos tem como objetivo “aumentar a consciencialização sobre a importância dos nossos mares no que diz respeito à estabilidade ecológica, ao clima e ao suprimento de alimentos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting sem trio de peso, FC Porto entre viagens. "Jogo devia ter sido adiado", dizem os treinadores

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, revelou esta sexta-feira que não poderá contar com os futebolistas Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás para a receção deste sábado ao FC Porto, mas que apesar disso …

Com a Venezuela em crise, restaurante nos EUA dá uma nova "alma" a jovens chefs

Um restaurante venezuelano nos Estados Unidos está a ajudar jovens chefs deste país sul-americano a estabelecerem-se na sua área e na famosa "terra das oportunidades". Já passaram seis anos desde que o restaurante Alma Cocina Latina …

Documentos mostram que Austrália ajudou a CIA no golpe contra Salvador Allende

Documentos desclassificados do Governo australiano revelam que o país ajudou a CIA no golpe de Estado, em 1973, contra o Presidente chileno Salvador Allende. De acordo com o jornal The Guardian, documentos desclassificados do Governo australiano …

Falsa agressão homofóbica (para esconder infidelidade) incendeia a política espanhola

A denúncia falsa de um jovem que alegou ter sido agredido, num ataque homofóbico, em Madrid, incendiou os ânimos na política espanhola, com acusações entre o Governo do PSOE e a oposição, em especial o …

Com 80% da população vacinada, Dinamarca levanta todas as restrições da covid-19

A alta taxa de vacinação da Dinamarca permitiu que o país se tornasse um dos primeiros da União Europeia (UE) a levantar todas as restrições para controlar a propagação da covid-19. Estas estiveram em vigor …

Bruxelas obriga Itália a recuperar 900 milhões de ajudas ilegais à Alitalia (e dá luz verde à nova companhia ITA)

A Comissão Europeia ordenou a Itália que recupere os 900 milhões de euros de ajudas estatais à transportadora aérea, após ter concluído que os auxílios são ilegais ao abrigo das regras da União Europeia. No …

Máscaras nas escolas. DGS lembra que documento de agosto "está em vigor"

A Direção-Geral da Saúde (DGS) garantiu, esta sexta-feira, que o guia para as escolas sobre prevenção da transmissão do coronavírus no próximo ano letivo "está em vigor", remetendo as regras sobre uso de máscara para …

Mais de quatro mil alunos mudaram opções de acesso ao Superior

O número final de candidatos ao Ensino Superior público ultrapassa os 64 mil, após o reforço das vagas, e mais de quatro mil alunos mudaram as opções de acesso. "Na sequência do reforço de vagas do …

Apenas 14% dos idosos carenciados usam apoios para pagar medicamentos

Os benefícios adicionais de saúde, para pessoas mais velhas e carenciadas na compra de óculos, próteses dentárias removíveis e medicamentos, é utilizado por apenas 14% dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI). Segundo noticiou o …

Mudança no cenário político. Islâmicos perdem eleições em Marrocos

O partido islâmico moderado que dominou o cenário político de Marrocos durante uma década perdeu as eleições de quarta-feira para um partido liderado por um dos oligarcas mais ricos do país. O partido Justiça e Desenvolvimento …