As Filipinas têm a maior caldeira vulcânica do mundo (e acabou de ser descoberta)

Google Earth / Barretto Et Al. 2019

Apolaki

Um grupo de cientistas descobriu um grande bloco ígneo a leste da ilha de Luzon, localizada no fundo do mar das Filipinas. Trata-se da maior caldeira vulcânica conhecida da Terra.

Este bloco ígneo maciço, encontrado por uma equipa de cientistas, representa os restos da maior caldeira vulcânica conhecida da Terra. A mais recente descoberta foi batizada de caldeira Apolaki, que significa “senhor gigante” em filipino e é o Deus mítico do Sol e da Guerra.

De acordo com o artigo científico, recentemente publicado na Marine Biology, a caldeira tem um diâmetro de, aproximadamente, 150 quilómetros, duas vezes o tamanho da famosa caldeira de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos.

Além disso, os cientista afirmam que se trata de uma enorme e única cratera vulcânica formada pelo colapso de um vulcão. Recursos como uma borda rompida, bancos intra-caldeira e uma cúpula ressurgente indicam uma história vulcânica multifásica que consiste em erupções silenciosas e explosivas.

Também conhecida como Philippine Rise, a Benham Rise é uma região submarina sismicamente ativa e uma cordilheira vulcânica extinta localizada no Mar das Filipinas, aproximadamente 250 quilómetros a leste da costa norte de Dinapigue, Isabela, refere o Tech Explorist.

THE WORLD'S LARGEST CALDERA IS IN THE PHILIPPINESJenny Anne Barretto, a Filipina marine geophysicist based in New…

Publicado por UP MSI Geological Oceanography Laboratory em Domingo, 20 de outubro de 2019

Jeffrey Maloles, do UP MSI Geological Oceanography Laboratory, disse que o trabalho da equipa de geofísicos marinhos tem como objetivo “aumentar a consciencialização sobre a importância dos nossos mares no que diz respeito à estabilidade ecológica, ao clima e ao suprimento de alimentos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …