Filhos de antigo ministro da Arábia Saudita detidos para obrigar o pai a voltar ao país

1

USDoD / Wikimedia

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Dois filhos do antigo ministro do Interior da Arábia Saudita, Sadd al-Jabri, foram detidos pelas autoridades e encontram-se em parte incerta, para pressionar o pai a regressar ao país. A denúncia foi tornada pública por outro dos filhos.

De acordo com o Expresso, o ex-ministro é especialista em inteligência artificial, doutorado na Universidade de Edimburgo, tendo sido durante anos o principal elo de ligação entre as agências de inteligência ocidentais e os serviços sauditas, através da qual contribuiu para derrotar a Al-Qaeda no seu país.

Após a sua morte, o rei Abdulahh foi sucedido pelo seu irmão Salman, que nomeou como ministro da defesa o filho, o príncipe Muhamad Bin Salman. Este atacou todos os poderes alternativos do reino, ao mesmo tempo que envolvia o país numa guerra no Iémen.

Reconhecido inicialmente como um reformador, a reputação de Bin Salman foi destruída após o estrangulamento do jornalista Jamal Khashoggi na embaixada saudita em Istambul, que as agências de informação consideram fortemente provável ter sido ordenado por ele.

Al-Sabri está exilado no Canadá há três anos e Bin Salman quer que regresse ao país. E assim, segundo o seu filho Khalid, que também vive no estrangeiro, raptou Omar e Sarah, de 21 e 20 anos, em março passado. “É bandidagem por um Estado à luz do dia”, disse Khalid à BBC.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.