Filhos de pais divorciados são mais propensos à obesidade

John M. Cropper / Flickr

Os filhos de pais divorciados são mais propensos a serem obesos do que os filhos de casais que vivem juntos, segundo um estudo publicado esta quinta-feira na revista científica britânica British Medical Journal.

A investigação baseia-se nos casos de 3.166 crianças com uma média de oito anos de idade, procedentes de 127 escolas primárias da Noruega.

A publicação como possível explicação a redução dos rendimentos familiares no caso dos casais divorciados, uma menor dedicação às tarefas domésticas, como cozinhar, por parte dos pais separados, e também as sequelas emocionais que a separação provoca no menor.

Segundo os autores do estudo, os filhos de pais separados são 54% mais propensos a sofrer de excesso de peso e obesidade e, entre eles, os rapazes são mais suscetíveis do que as raparigas.

Os investigadores pretendem com o estudo identificar os grupos mais vulneráveis às mudanças socio-demográficas que afetam a estrutura da família, entre as quais se regista uma proporção crescente de uniões de facto e de pais separados.

O estudo relaciona esta questão com a prevalência dos problemas de excesso de peso e obesidade infantil.

Embora os dados sejam apenas representativos da população norueguesa de cerca de oito anos, o estudo pretende extrapolar os resultados para os países ocidentais industrializados.

Os autores alertam no entanto que é preciso interpretar os dados “com precaução” e que só permite “especular sobre se a mudança na estrutura da vida diária tem um efeito importante nos filhos de famílias divorciadas“.

Segundo um estudo da revista Lancet divulgado na semana passada, o número mundial de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 mil milhões em 2013.

Nos últimos 33 anos, escrevem os investigadores, a taxa de crianças obesas e com excesso de peso aumentou 47%.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …