Filho de Kim Jong-nam aparece e publica vídeo misterioso na Internet

A Coreia do Sul confirmou esta quarta-feira que o filho de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano assassinado na Malásia, publicou um vídeo na Internet no qual disse desejar que a “situação melhore em breve”.

“O meu nome é Kim Han-sol, sou da Coreia do Norte. Faço parte da família Kim e este é o meu passaporte”, diz o jovem em inglês, num vídeo divulgado no YouTube.

O Serviço Nacional de Inteligência confirmou à agência de notícias sul-coreana Yonhap, que se trata do filho de Kim Jong-nam, que se estima ter 21 anos, e que acredita que foi o próprio a colocar as imagens na Internet.

No entanto, a página do passaporte que o jovem Kim mostra no ecrã e que alegadamente mostra a sua identidade aparece censurada.

“O meu pai foi assassinado há alguns dias. Agora estou com a minha irmã e com a minha mãe e estamos muito agradecidos a (…)”, continua Kim, cujas palavras de agradecimento aparecem censuradas novamente durante vários segundos.

“(…) E esperamos que toda esta situação melhore em breve“, disse o jovem, que estudou em Paris, no final das imagens.

O vídeo surgiu num canal chamado “Cheollima Civil Defense”, um misterioso grupo que assegura que atendeu uma chamada de emergência “dos sobreviventes da família Kim” para os proteger.

Os três membros da família foram “instalados num local seguro“, continua antes de afirmar que “será o primeiro e último comunicado em relação ao assunto” e que “a atual localização da família não será revelada”.

As três pessoas a que faz referência serão Kim Han-sol, a sua irmã Sol Hui, de 18 anos, e a mãe de ambos e segunda mulher de Kim Jong-nam, Lee Hye-kyong.

Os três viviam alegadamente em Macau, um dos lugares de residência de Kim Jong-nam nos últimos anos. O meio-irmão do líder da Coreia do Norte foi assassinado, a 13 de fevereiro, por duas mulheres que, segundo as autoridades malaias, lançaram veneno VX contra o seu rosto, provocando a sua morte poucos minutos depois.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …