Filho de Trump encontrou-se com advogada russa para obter informações “prejudiciais” a Clinton

Shawn Thew / EPA

Donald Trump Jr

Donald Trump Jr, o filho mais velho do clã Trump, encontrou-se com uma advogada ligada ao Kremlin depois de ter prometido destruir a imagem de Hillary Clinton, durante as presidenciais de 2016.

Segundo o New York Times, três conselheiros da Casa Branca foram agora informados da reunião de Donald Trump Jr, de 39 anos, com a advogada russa. Na reunião esteve também presente Paul J. Manafort, o então diretor de campanha e o cunhado Jared Kushner.

O encontro teve lugar com a advogada russa Natalia Veselnitskaya e aconteceu em junho, na Trump Tower, em Nova Iorque.

O encontro só foi divulgado recentemente aos dirigentes governamentais e foi confirmada no sábado por representantes de Trump Jr. e de Kushner, depois do artigo do New York Times ter saído para as bancas.

Em comunicado, no domingo, o filho mais velho de Donald Trump não confirmou que lhe foi prometida informação prejudicial sobre Clinton, apenas que alguém que conhecia “do concurso Miss Universo 2013” lhe pediu para ter uma reunião com alguém que tinha “informação útil à campanha do pai“. Segundo o primogénito de Trump, desconhecia o nome da pessoa com quem se ia encontrar.

Trump Jr. acrescentou ainda que a advogada com quem se reuniu “não tinha qualquer informação significativa” e que Trump nunca teve conhecimento da reunião.

Segundo o filho de Donald Trump, as informações úteis à campanha do atual presidente norte-americano seriam apenas um pretexto para a reunião, já que a advogada encaminhou a conversa para um programa desativado que permitia a cidadãos norte-americanos adotarem crianças russas.

A Rússia pôs fim às adoções em resposta às sanções norte-americanas, após a morte, em 2009, de um advogado detido que tinha falado sobre um escândalo de corrupção.

O porta voz da equipa legal de Trump já comentou o caso e disse que “o Presidente não estava informado e não participou no encontro”.

Ao contrário de Kushner, Trump Jr não pertence à administração e não tem de divulgar os seus encontros com estrangeiros. Esta reunião foi dada a conhecer recentemente a investigadores do Governo quando o filho do Presidente preencheu uma versão revista de um formulário necessário para obter “um passe” para ter acesso a informação confidencial.

De acordo com o New York Times, a advogada russa Veselnitskaya é conhecida pelas tentativas de contornar as sanções contra violações de direitos humanos da Rússia. Entre os seus clientes estão empresas estatais e o filho de um alto dirigente governamental cuja empresa estava a ser investigada pelos EUA na altura do encontro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …