Filho de Trump encontrou-se com advogada russa para obter informações “prejudiciais” a Clinton

Shawn Thew / EPA

Donald Trump Jr

Donald Trump Jr, o filho mais velho do clã Trump, encontrou-se com uma advogada ligada ao Kremlin depois de ter prometido destruir a imagem de Hillary Clinton, durante as presidenciais de 2016.

Segundo o New York Times, três conselheiros da Casa Branca foram agora informados da reunião de Donald Trump Jr, de 39 anos, com a advogada russa. Na reunião esteve também presente Paul J. Manafort, o então diretor de campanha e o cunhado Jared Kushner.

O encontro teve lugar com a advogada russa Natalia Veselnitskaya e aconteceu em junho, na Trump Tower, em Nova Iorque.

O encontro só foi divulgado recentemente aos dirigentes governamentais e foi confirmada no sábado por representantes de Trump Jr. e de Kushner, depois do artigo do New York Times ter saído para as bancas.

Em comunicado, no domingo, o filho mais velho de Donald Trump não confirmou que lhe foi prometida informação prejudicial sobre Clinton, apenas que alguém que conhecia “do concurso Miss Universo 2013” lhe pediu para ter uma reunião com alguém que tinha “informação útil à campanha do pai“. Segundo o primogénito de Trump, desconhecia o nome da pessoa com quem se ia encontrar.

Trump Jr. acrescentou ainda que a advogada com quem se reuniu “não tinha qualquer informação significativa” e que Trump nunca teve conhecimento da reunião.

Segundo o filho de Donald Trump, as informações úteis à campanha do atual presidente norte-americano seriam apenas um pretexto para a reunião, já que a advogada encaminhou a conversa para um programa desativado que permitia a cidadãos norte-americanos adotarem crianças russas.

A Rússia pôs fim às adoções em resposta às sanções norte-americanas, após a morte, em 2009, de um advogado detido que tinha falado sobre um escândalo de corrupção.

O porta voz da equipa legal de Trump já comentou o caso e disse que “o Presidente não estava informado e não participou no encontro”.

Ao contrário de Kushner, Trump Jr não pertence à administração e não tem de divulgar os seus encontros com estrangeiros. Esta reunião foi dada a conhecer recentemente a investigadores do Governo quando o filho do Presidente preencheu uma versão revista de um formulário necessário para obter “um passe” para ter acesso a informação confidencial.

De acordo com o New York Times, a advogada russa Veselnitskaya é conhecida pelas tentativas de contornar as sanções contra violações de direitos humanos da Rússia. Entre os seus clientes estão empresas estatais e o filho de um alto dirigente governamental cuja empresa estava a ser investigada pelos EUA na altura do encontro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.