/

“Figura angelical” foi captada na superfície de Marte

7

ESA

A nave espacial Mars Express captou uma “figura angelical” na superfície do pólo sul de Marte, anunciou esta semana a Agência Espacial Europeia (ESA).

“As asas definidas de uma figura angelical, completas por um halo, podem ser vistas a estender-se para o topo do quadro nesta imagem da câmara estéreo de alta resolução da Mars Express, enquanto um grande coração está bem no meio [da imagem]”, escreveu a ESA, responsável pela operação da nave espacial não tripulada, em comunicado.

Estas formas parecem ‘saltar’ do bronzeado claro – ou, no espírito da estação, da cor de gemada – da superfície de Marte”, continuaram os especialistas da ESA, detalhando que as tonalidades escuras observadas nas imagens são resultado dos diferentes tipos de areia que compõem os campos de dunas de Marte.

Estas dunas são, por norma, compostas por areias ricas em minerais escuros e formadores de rochas que são também encontrados na Terra, como o piroxénio e olivina.

A mão esquerda do “anjo”, que parece alcançar alguma coisa à sua esquerda, é, segundo explica a agência espacial europeia, um poço de sublimação, um fenómeno que ocorre quando o gelo de Marte se transforma em vapor de água, deixando, consequentemente, uma depressão na superfície do planeta.

Este é um processo comum nas mudanças de estação em Marte, ocorrendo também noutros corpos do Sistema Solar, como Plutão, que em 2016 foi despromovido a planeta anão pela União Astronómica Internacional (UAI).

Vista topográfica

“A cabeça e o halo [do anjo] são formados por uma cratera de impacto, criada por um corpo que voou do Espaço para colidir com a crosta de Marte”, escreveram ainda os cientistas, dando conta que as imagens mostram também que a superfície marciana está a ser perturbada por fortes formações de vento conhecidas como “remoinhos de poeira”.

Quanto à figura do coração, a ESA revela que se trata de uma escarpa íngreme, uma linha de penhascos ou encostas criada por processos erosivos.

Sara Silva Alves, ZAP //

 

7 Comments

  1. Tudo se pode interpretar ao nosso gosto, com un pouco de imaginação ou uns copos a mais.. !….Nuvens, Refletos, Sombras ou qualquer borradela feita por um pseudo artista abstracto. Mas o Ventura em Marte……….não é impossível,.. não é !……..Coitados dos Marcianos !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.