“Figura angelical” foi captada na superfície de Marte

ESA

A nave espacial Mars Express captou uma “figura angelical” na superfície do pólo sul de Marte, anunciou esta semana a Agência Espacial Europeia (ESA).

“As asas definidas de uma figura angelical, completas por um halo, podem ser vistas a estender-se para o topo do quadro nesta imagem da câmara estéreo de alta resolução da Mars Express, enquanto um grande coração está bem no meio [da imagem]”, escreveu a ESA, responsável pela operação da nave espacial não tripulada, em comunicado.

Estas formas parecem ‘saltar’ do bronzeado claro – ou, no espírito da estação, da cor de gemada – da superfície de Marte”, continuaram os especialistas da ESA, detalhando que as tonalidades escuras observadas nas imagens são resultado dos diferentes tipos de areia que compõem os campos de dunas de Marte.

Estas dunas são, por norma, compostas por areias ricas em minerais escuros e formadores de rochas que são também encontrados na Terra, como o piroxénio e olivina.

A mão esquerda do “anjo”, que parece alcançar alguma coisa à sua esquerda, é, segundo explica a agência espacial europeia, um poço de sublimação, um fenómeno que ocorre quando o gelo de Marte se transforma em vapor de água, deixando, consequentemente, uma depressão na superfície do planeta.

Este é um processo comum nas mudanças de estação em Marte, ocorrendo também noutros corpos do Sistema Solar, como Plutão, que em 2016 foi despromovido a planeta anão pela União Astronómica Internacional (UAI).

Vista topográfica

“A cabeça e o halo [do anjo] são formados por uma cratera de impacto, criada por um corpo que voou do Espaço para colidir com a crosta de Marte”, escreveram ainda os cientistas, dando conta que as imagens mostram também que a superfície marciana está a ser perturbada por fortes formações de vento conhecidas como “remoinhos de poeira”.

Quanto à figura do coração, a ESA revela que se trata de uma escarpa íngreme, uma linha de penhascos ou encostas criada por processos erosivos.

Sara Silva Alves, ZAP //

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Tudo se pode interpretar ao nosso gosto, com un pouco de imaginação ou uns copos a mais.. !….Nuvens, Refletos, Sombras ou qualquer borradela feita por um pseudo artista abstracto. Mas o Ventura em Marte……….não é impossível,.. não é !……..Coitados dos Marcianos !

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …