Fiéis da IURD dizem-se vítimas de perseguição

jeso.carneiro / Flickr

Edir Macedo, fundador da IURD, terá montado um rede de adoção ilegal em 1990

Os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus dizem que estão a ser vítimas de humilhações públicas, insultos e ameaças físicas e verbais depois da reportagem da TVI, sobre os processos de adoção desta igreja.

Quem professa a fé na IURD diz sofrer na pele o impacto das reportagens da TVI que revelaram um alegado esquema de adoções ilegais levado a cabo na década de 90 pelo líder da Igreja.

Segundo o Diário de Notícias, após a divulgação da reportagem, um professora disse a uma criança de 7 anos, praticante da religião que a IURD é a “igreja dos tolinhos”.

De acordo com o pai da criança, “a professora tinha conhecimento de que professo a minha fé na IURD e terá feito comentários relacionados com a religião de forma crítica. Vivíamos no Centro do país quando surgiram estas reportagens e uma criança questionou a professora: “Existe uma Igreja que está a roubar os meninos?” E a professora dirigiu-se ao meu filho dizendo: “O teu pai pertence a essa Igreja?“. Quando ele disse que sim, os colegas passaram a tratá-lo de forma indiferente. Deixou de ter vontade de ir à escola”.

A família apresentou queixa à direção da escola, mas acabaram por se mudar para Lisboa. Os pais pretendem agora falar com a nova professora para evitar que a situação se repita.

Num outro caso relatado, duas mulheres de Almada receberam folhas com ameaças na caixa de correio.

“Pessoas da minha família que já não concordavam, agora com isto… deviam ter a coragem de pôr o nome. Tenho esta fé há 26 anos, provavelmente querem desviar-me da minha fé”, diz uma das vítimas. Tem a certeza de que nada na questão das adoções é ilegal.

Para mim são boatos. Conheço a Igreja há muito tempo, são pessoas que dizem a verdade”, cita a outra vítima. Também recebeu cartas ameaçadoras e garante que muitas pessoas que tinha convencido a frequentar a igreja deixaram de o fazer. “Sou uma pessoa muito ativa a defender a minha fé e toda esta situação prejudica-me pois sou muito conhecida em Almada”, denuncia.

O caso mais traumático é o do pai Paulo e a filha. Numa visita a um bairro onde estavam a divulgar a sua fé depois de uma troca de palavras com um habitante, Paulo foi agredido com um murro. Não fizeram queixa, mas também não voltaram o bairro.

À semelhança da maioria dos outros fiéis, Paulo não acredita nas notícias: “Há lá pessoas que conheço, já trabalhei com algumas. Conheço alguns dos jovens que foram adotados e não acredito que aquilo seja assim“.

Mas, quando se diz que também não tem provas do contrário, responde: “Quantos milhões de pessoas há na Igreja? E somos todos burros? E como é que alguém está 20 anos à espera para denunciar? Se fosse comigo ia logo à polícia”.

As histórias de dúvidas e humilhações são muitas mais, conta o DN, – como a de uma mãe e filha do Norte do país que foram agredidas pela família que as tentaram denegrir junto dos vizinhos. Ou de uma mulher do Porto que se diz insultada pelo marido e que saiu do trabalho onde estava porque a chefe a humilhava por integrar a Igreja.

Nenhum apresentou queixa às autoridades, mas todos apelam à liberdade religiosa.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Liberdade religiosa é uma coisa a que todos têm direito. Liberdade para enganar e extorquir o próximo em nome de Deus, é outra. A IURD refinou essa forma de ladroagem sem vergonha querendo depois passar por santinhos. Assistir a uma “cerimonia” no canal de TV desta canalha, é a coisa mais confrangedora que se possa imaginar. Os pastores fazem “milagres”á fartazana, e enquanto o rebanho joga as mãos ao céu, em baixo, no roda pé das imagens vai rolando o numero da conta bancária onde os “fiéis” podem depositar o dizimo.
    Ha anos atrás, venderam cornetas por um preço bem acima do plástico de que eram feitas. Quem não tivesse uma para soprar no dia do juízo final, estava tramado e ía direitinho para as brasas do inferno, e fico por aqui no que respeita este tipo de estratagemas “comerciais”.
    A verdade é que só “tolinhos”, e pobres de espirito se deixam aldrabar voluntariamente, e no fim esperam o quê? não ser “ridicularizados” por vizinhos e família ? … A coisa é simples. Se não querem ser lobos (parvos), não lhes vistam a pele…
    Só mais uma coisinha. Este tipo de vigarices, não foi inventado pela IURD. Ha muitos séculos que a coisa vem dando lucros.

  2. E são mesmo vítimas de perseguição – são perseguidos pela sua própria estupidez e ignorância!!
    Sao os crentes da IURD e os de qualquer outra religião/seita, mas realmente a IURD abusa mesmo dos seus palermas, perdao, crentes e só falta lhes falta chamar imbecis mesmo de caras, enquanto lhes sacam o dízimo!!

  3. A Dona Branca engavetaram-na logo que começou a ameaçar o sistema bancário. Este crápula do edir como está a esmifrar os pobres diabos de espirito, disse bem porque essa corja é diabólica, já o Estado nada faz para engavetar esse charlatão que tem desgraçado muitas famílias com promessas de atrasado mental!?Não há ninguém que mova um processo a esse escroque vendedor de lotaria que atravessou o atlântico trazendo o inferno aos portugueses que infelizmente se comovem com as patranhas desse impostor que nem impostos paga!?

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …