Nova “fibra invisível” torna bolos e pizzas mais saudáveis (sem mudar o sabor)

1

O produto aumenta os níveis de fibra em alimentos pouco saudáveis e facilita a sua digestão sem alterar o seu sabor ou textura.

Quem nunca desejou poder comer mais alimentos pouco recomendáveis sem ter de sofrer as repercussões na saúde? Graças a um novo amido modificado produzido por cientistas da Universidade de RMIT na Austrália, esta realidade está mais perto.

O produto em causa chama-se FiberX e é criado a partir de trigo, milho e mandioca. Tal como as verdadeiras fibras, resiste à digestão nos intestinos humanos e permite que os micro-organismos no nosso cólon o fermente, o que pode ajudar a melhorar o processo digestivo, escreve o Science Alert.

A equipa adianta que o FiberX pode ser adicionado a alimentos com pouca fibra, como os bolos ou a pizza, para os tornar mais saudáveis, assim como a alimentos com poucas calorias ou com indíces glicémicos baixos. Há ainda uma alternativa sem glúten para os celíacos.

E o melhor de tudo? Acrescentar esta fibra aos alimentos não altera o seu sabor. Os testes feitos pela equipa concluíram que é possível adicionarmos até 20% mais fibra à comida antes que seja notória alguma mudança no sabor e textura.

“Podemos agora acrescentar fibra extra a alimentos como o pão branco sem mudar o sabor ou a textura, o que tem sido um dos principais problemas de muitos suplementos de fibra disponíveis comercialmente até agora. O nosso produto nem se nota. É como um pai a esconder vegetais na refeição da criança para a tornar mais nutritiva”, explica Asgar Farahnaky, tecnólogo de comida.

Para além dos benefícios para a saúde, os investigadores apontam o aproveitamento das enormes quantidades de resíduos produzidas como subprodutos para a criação de proteínas vegetais, que podem ser transformadas em amido seco de leguminosas e, mais tarde, em FiberX.

A produção do FiberX resulta da modificação da estrutura original do amido a nível molecular, que foi depois testada com enzimas digestivas. Cerca de 80% do amido original pode ser convertido em fibra usando este método e a equipa está a estudar alternativas mais amigas do ambiente e livres de químicos antes de começar a produção em massa do produto.

Os investigadores já se juntaram ao Microtec Engineering Group  para começarem a introduzir o FiberX em produtos alimentares no mercado e a um preço competitivo.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.