Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês.

O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de um médico norte-americano depois da sua morte. Segundo o matutino, julga-se que os 2.246 corpos tenham sido guardados por Ulrich Klopfer enquanto trabalhava numa clínica de abortos no estado do Indiana.

Klopfer era considerado o médico com maior experiência nestes procedimentos. Em junho de 2014, esteve em tribunal por ter demorado demasiado tempo a reportar o caso de uma rapariga de 13 anos a quem fez um aborto em South Bend.

Especializado em osteopatia, quando questionado sobre os motivos que o levaram a dedicar a sua carreira à interrupção da gravidez, o médico respondeu: “as mulheres engravidam, os homens não. Precisamos respeitar as mulheres que tomam a decisão que consideram melhor. Não julgo ninguém”.

A clínica onde Klopfer trabalhava fechou em 2015 por falta de licença, depois de as autoridades de saúde locais terem acusado o estabelecimento de não manter registo das mulheres, nem de cumprir a legislação relacionada com os medicamentos a serem administrados durante um aborto.

Em novembro de 2016, o médico também foi acusado de não contratar pessoal médico para acompanhar as pacientes durante a recuperação e, como consequência, perdeu a autorização para exercer abortos.

O diário esclarece que não são conhecidos os materiais que Ulrich Klopfer terá usado para preservar os fetos, agora na posse das autoridades do Condado de Will, responsáveis pela investigação. Os motivos que o levaram a manter os fetos em casa também não são conhecidos.

Este caso está a causar grandes reações nos Estados Unidos, nomeadamente por parte de organizações contra o direito ao aborto.

Ao diário, Mike Fichter, presidente do Right to Life, enviou um comunicado em que se diz “horrorizado” com a descoberta dos fetos na casa do médico. “Estes relatórios doentios tornam mais evidente porque é que a indústria do aborto deve ser realizada com o maior escrutínio.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …