Festival de cinema convida fã para ver filmes sozinho numa ilha deserta

O Festival de Cinema de Gotemburgo está a convidar um cinéfilo para a passar sete dias numa ilha deserta. A companhia? Filmes e o Mar do Norte.

O Festival de Gotemburgo, na Suécia, está a organizar um festival de cinema muito diferente do convencional. Numa altura em que o mundo se vê a braços com uma pandemia, o distanciamento social é levado ao extremo pela organização do evento, escreve a CNN.

Para a edição 2021, os organizadores decidiram levar a cabo um processo de seleção para escolher um cinéfilo que será levado para a ilha deserta de Pater Noster, onde terá acesso aos filmes do Festival. As sessões acontecem num cinema improvisado no farol local, onde existe atualmente um hotel de luxo.

O escolhido “terá tudo o que precisa: ótima comida, ótima bebida, uma boa cama. Não é uma questão de sobrevivência”, explicou Jonas Holmberg, diretor artístico do evento.

No entanto, não são permitidos telemóveis, computadores, nem sequer livros. “O escolhido pode ver as ondas do Mar do Norte e os próprios filmes. Os candidatos precisam de ser cinéfilos e de concordar com a gravação de um videoblog diário sobre a experiência”, acrescentou o responsável.

Além disso, os candidatos “precisam de estar emocional e psicologicamente preparados para passar uma semana neste tipo de isolamento”.

Depois da primeira fase, os selecionados terão de realizar entrevistas individuais com os organizadores do evento antes da derradeira escolha. Esta edição especial tem como objetivo refletir sobre a situação que vivemos atualmente com a pandemia de covid-19.

“Percebemos que ecoaram novos tipos de filmes durante o período da quarentena. Os filmes adquirem um novo significado. Uma cena onde pessoas abraçam um desconhecido parece muito diferente no momento em que o espectador não pode fazer o mesmo”, sustentou Jonas Holmberg.

Paralelamente, o Festival de Gotemburgo fará outras duas exibições exclusivas de filmes para um só cinéfilo: no Scandinavium, o maior estádio de hóquei da cidade que tem capacidade para 12.000 pessoas, e no Draken Cinema. À exceção destes três locais, o Festival será totalmente virtual.

“Vai ser uma experiência estranha, fazer uma sessão de gala para uma única pessoa, mas isso também faz parte do novo mundo em que vivemos – quando estes lugares famosos por estarem sempre lotados de pessoas, e cheios de vida, se encontram vazios de repente”, rematou o organizador.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutra hora. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …