Ferry incendeia-se na Grécia com 478 pessoas a bordo

Um incêndio deflagrou hoje a bordo de um ‘ferry’ italiano afetado pelo mau tempo ao largo da Grécia e uma operação de resgate foi iniciada para retirar as pessoas a bordo, informou a guarda costeira grega.

O ferry “Norman Atlantic” que saiu hoje do porto grego de Patras às 05:30 (03:30 em Lisboa) em direção ao porto italiano de Ancona, enviou um pedido de socorro quando se encontrava a 33 milhas náuticas da pequena ilha grega de Othonoi, de acordo com a AFP.

Segundo o Ministério do Mar grego, entre os passageiros estavam 268 gregos, sendo a tripulação constituída por 22 italianos e 34 gregos.

O mau tempo dificultou a operação de resgate dos ocupantes do ferry boat. As condições climatológicas são extremamente adversas, com ventos que alcançam força 8 na escala de Beaufort (entre 62 e 74 km por hora), chuva e granizo, informou a guarda litorânea da Grécia.

Sete navios mercantes cercaram o ferry numa tentativa de o proteger da força dos ventos, enquanto quatro navios de combate a incêndios gregos e italianos foram para o local.

Na operação de resgate participam as sete embarcações privadas, uma fragata da armada grega e quatro lanchas da guarda litoral, além de três helicópteros e dois aviões das forças aéreas grega e italiana.

150 passageiros já estão a salvo

As autoridades italianas conseguiram resgatar 150 pessoas de entre as 478 que estavam a bordo do “Norman Atlantic”.

Segundo informações da marinha militar italiana, não há, para já, registo de feridos.

40 dos passageiros resgatados tinham abandonado o ferry num bote salva-vidas, enquanto os restantes foram salvos por helicópteros enviados por Itália para a zona do acidente.

Segundo a agência France Press, várias pessoas em desespero pedem por telemóvel para ser socorridas do ferry em chamas ao largo da ilha grega de Corfu, enquanto as equipas de resgate lutam para chegar até elas, mostram imagens televisivas.

Um helicóptero da Força Aérea grega tentou repetidamente salvar duas pessoas que caíram de uma saída de emergência e ficaram presas na linha de água, à mercê de ondas de seis metros.

Entretanto, vários passageiros molhados e enregelados amontoam-se no deck superior e na ponte do navio e relatam o seu terror às televisões gregas através de contactos via telemóvel.

O incêndio deflagrou, aparentemente, na zona reservada aos veículos, onde estavam 195 automóveis, mas o calor atingiu rapidamente todo o navio.

Um dos passageiros, entretanto resgatado para outro navio, contou à televisão grega Mega que chegou a sentir os sapatos a derreterem.

O “Norman Atlantic”, de bandeira italiana, é operado pela companhia grega Anek, que durante a manhã de domingo permanece incontactável.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …