Ferry incendeia-se na Grécia com 478 pessoas a bordo

Um incêndio deflagrou hoje a bordo de um ‘ferry’ italiano afetado pelo mau tempo ao largo da Grécia e uma operação de resgate foi iniciada para retirar as pessoas a bordo, informou a guarda costeira grega.

O ferry “Norman Atlantic” que saiu hoje do porto grego de Patras às 05:30 (03:30 em Lisboa) em direção ao porto italiano de Ancona, enviou um pedido de socorro quando se encontrava a 33 milhas náuticas da pequena ilha grega de Othonoi, de acordo com a AFP.

Segundo o Ministério do Mar grego, entre os passageiros estavam 268 gregos, sendo a tripulação constituída por 22 italianos e 34 gregos.

O mau tempo dificultou a operação de resgate dos ocupantes do ferry boat. As condições climatológicas são extremamente adversas, com ventos que alcançam força 8 na escala de Beaufort (entre 62 e 74 km por hora), chuva e granizo, informou a guarda litorânea da Grécia.

Sete navios mercantes cercaram o ferry numa tentativa de o proteger da força dos ventos, enquanto quatro navios de combate a incêndios gregos e italianos foram para o local.

Na operação de resgate participam as sete embarcações privadas, uma fragata da armada grega e quatro lanchas da guarda litoral, além de três helicópteros e dois aviões das forças aéreas grega e italiana.

150 passageiros já estão a salvo

As autoridades italianas conseguiram resgatar 150 pessoas de entre as 478 que estavam a bordo do “Norman Atlantic”.

Segundo informações da marinha militar italiana, não há, para já, registo de feridos.

40 dos passageiros resgatados tinham abandonado o ferry num bote salva-vidas, enquanto os restantes foram salvos por helicópteros enviados por Itália para a zona do acidente.

Segundo a agência France Press, várias pessoas em desespero pedem por telemóvel para ser socorridas do ferry em chamas ao largo da ilha grega de Corfu, enquanto as equipas de resgate lutam para chegar até elas, mostram imagens televisivas.

Um helicóptero da Força Aérea grega tentou repetidamente salvar duas pessoas que caíram de uma saída de emergência e ficaram presas na linha de água, à mercê de ondas de seis metros.

Entretanto, vários passageiros molhados e enregelados amontoam-se no deck superior e na ponte do navio e relatam o seu terror às televisões gregas através de contactos via telemóvel.

O incêndio deflagrou, aparentemente, na zona reservada aos veículos, onde estavam 195 automóveis, mas o calor atingiu rapidamente todo o navio.

Um dos passageiros, entretanto resgatado para outro navio, contou à televisão grega Mega que chegou a sentir os sapatos a derreterem.

O “Norman Atlantic”, de bandeira italiana, é operado pela companhia grega Anek, que durante a manhã de domingo permanece incontactável.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e apadrinhado pelos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …