Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

(dr) Joseba Rios

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de 170 mil anos.

Nos últimos tempos, foram anunciadas duas descobertas de instrumentos deste género, que pertenciam a neandertais. Em fevereiro, cientistas italianos encontraram 40 instrumentos de madeira com cerca de 171 mil anos em Poggetti Vecchi, na região da Toscânia.

Agora, cientistas descobriram duas ferramentas de madeira com cerca de 90.000 anos, no sítio arqueológico de Aranbaltza, no País Basco, Espanha. Devido à idade destas ferramentas, pensa-se que pertenciam a neandertais, humanos que surgiram na Europa e no Médio Oriente há cerca de 400 mil anos.

As duas últimas ferramentas foram encontradas em escavações em 2015, por uma equipa liderada por Joseba Rios, do Centro Nacional de Investigação sobre Evolução Humana (CENIEH), em Espanha. Os dois instrumentos foram apresentados na Plos One.

Ambas foram feitas de madeira de teixo e encontram-se muito bem preservadas. “O teixo é muito apreciado no trabalho em madeira porque é forte, flexível e resistente ao apodrecimento”, lê-se no artigo científico.

Para perceberem como foram feitos estes instrumentos, os cientistas usaram a técnica de microtomografia e, assim, conseguiu ver que o tronco de teixo foi cortado de forma longitudinal em duas metades, e que uma dessas metades foi raspada com um instrumnto de pedra e tratada com fogo, de modo a ficar pontiaguda.

Por sua vez, através da datação por luminescência, os cientistas descobriram que as duas ferramentas têm cerca de 90.000 anos e, portanto, seriam de neandertais.

“A preservação de ferramentas de madeira associadas aos neandertais é muito rara porque a madeira degrada-se muito depressa. Apenas em ambientes muito específicos, como os sedimentos cobertos de água em Aranbaltza, tem sido possível descobrir provas da tecnologia de madeira”, refere um comunicado do CENIEH, citado pelo Público.

Devido à forma de ambas as ferramentas, os investigadores pensam que este tipo de tecnologia era “relevante na vida diária dos neandertais”, sendo usadas para procurar comida ou fazer buracos no solo.

39 ferramentas e um fóssil de elefante

Já em Itália, a descoberta foi feita em 2012, durante escavações para a construção de piscinas termais em Poggetti Vecchi. Ao todo, foram identificadas 39 ferramentas feitas por humanos, com 171 mil anos. Os instrumentos foram encontrados junto ao fóssil de um elefante já extinto.

Segundo Biancamaria Aranguren, arqueóloga do Ministério dos Bens e da Actividade Cultural e do Turismo (Itália) e principal autora do artigo, as ferramentas foram fabricadas com buxo, uma planta da família das buxáceas, e têm entre um metro e 1,20 metros.

“Provavelmente, o buxo é a madeira mais pesada, dura e forte entre a madeira europeia”, lê-se no artigo científico, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Na altura desta descoberta em Itália, alguns cientistas duvidaram que essas ferramentas pertencessem a neandertais. Na Europa, além de Aranbaltza e Poggetti Vecchi, considera-se que foram descobertas ferramentas de madeira associadas aos neandertais ou pré-neandertais em mais quatro sítios: Abric Romaní (Espanha), Clacton-on-Sea (Inglaterra), Schöningen e Lehringen (ambas na Alemanha).

Estas duas descobertas recentes são mais um elemento para o estudo do uso da madeira e da tecnologia associada aos neandertais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …