Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

(dr) Joseba Rios

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de 170 mil anos.

Nos últimos tempos, foram anunciadas duas descobertas de instrumentos deste género, que pertenciam a neandertais. Em fevereiro, cientistas italianos encontraram 40 instrumentos de madeira com cerca de 171 mil anos em Poggetti Vecchi, na região da Toscânia.

Agora, cientistas descobriram duas ferramentas de madeira com cerca de 90.000 anos, no sítio arqueológico de Aranbaltza, no País Basco, Espanha. Devido à idade destas ferramentas, pensa-se que pertenciam a neandertais, humanos que surgiram na Europa e no Médio Oriente há cerca de 400 mil anos.

As duas últimas ferramentas foram encontradas em escavações em 2015, por uma equipa liderada por Joseba Rios, do Centro Nacional de Investigação sobre Evolução Humana (CENIEH), em Espanha. Os dois instrumentos foram apresentados na Plos One.

Ambas foram feitas de madeira de teixo e encontram-se muito bem preservadas. “O teixo é muito apreciado no trabalho em madeira porque é forte, flexível e resistente ao apodrecimento”, lê-se no artigo científico.

Para perceberem como foram feitos estes instrumentos, os cientistas usaram a técnica de microtomografia e, assim, conseguiu ver que o tronco de teixo foi cortado de forma longitudinal em duas metades, e que uma dessas metades foi raspada com um instrumnto de pedra e tratada com fogo, de modo a ficar pontiaguda.

Por sua vez, através da datação por luminescência, os cientistas descobriram que as duas ferramentas têm cerca de 90.000 anos e, portanto, seriam de neandertais.

“A preservação de ferramentas de madeira associadas aos neandertais é muito rara porque a madeira degrada-se muito depressa. Apenas em ambientes muito específicos, como os sedimentos cobertos de água em Aranbaltza, tem sido possível descobrir provas da tecnologia de madeira”, refere um comunicado do CENIEH, citado pelo Público.

Devido à forma de ambas as ferramentas, os investigadores pensam que este tipo de tecnologia era “relevante na vida diária dos neandertais”, sendo usadas para procurar comida ou fazer buracos no solo.

39 ferramentas e um fóssil de elefante

Já em Itália, a descoberta foi feita em 2012, durante escavações para a construção de piscinas termais em Poggetti Vecchi. Ao todo, foram identificadas 39 ferramentas feitas por humanos, com 171 mil anos. Os instrumentos foram encontrados junto ao fóssil de um elefante já extinto.

Segundo Biancamaria Aranguren, arqueóloga do Ministério dos Bens e da Actividade Cultural e do Turismo (Itália) e principal autora do artigo, as ferramentas foram fabricadas com buxo, uma planta da família das buxáceas, e têm entre um metro e 1,20 metros.

“Provavelmente, o buxo é a madeira mais pesada, dura e forte entre a madeira europeia”, lê-se no artigo científico, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Na altura desta descoberta em Itália, alguns cientistas duvidaram que essas ferramentas pertencessem a neandertais. Na Europa, além de Aranbaltza e Poggetti Vecchi, considera-se que foram descobertas ferramentas de madeira associadas aos neandertais ou pré-neandertais em mais quatro sítios: Abric Romaní (Espanha), Clacton-on-Sea (Inglaterra), Schöningen e Lehringen (ambas na Alemanha).

Estas duas descobertas recentes são mais um elemento para o estudo do uso da madeira e da tecnologia associada aos neandertais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …