Pela primeira vez na história, três furacões de grau 4 ao mesmo tempo no Pacífico

AaronWhiteTV / NASA

Kilo, Ignácio e Jimena, pela primeira vbez na história, 3 furacões de grau 4 em simultâneo no Pacífico

Pela primeira vez desde que há registos, formaram-se simultaneamente, no Oceano Pacífico, três furacões de grau 4. De leste para oeste, foram baptizados de Kilo, Ignácio e Jimena.

Uma imagem de satélite obtida pela agência espacial norte-americana NASA mostra uma vista sem precedentes na história: 3 enormes furacões que se formaram em simultâneo, e que se encontram alinhados no meio do Oceano Pacífico.

Segundo dados da agência meteorológica norte-americana NOAA, o furacão mais a leste, Kilo, encontra-se a apenas 1.500 km das ilhas do Havai.

Segundo o AccuWeather, este super-fenómeno meteorológico inédito está a produzir ventos com velocidades de 210 km/h, com pressões atmosféricas nos 946 mbar.

O furacão mais a oeste, Jimena, encontra-se a 2.500 km a sudeste do Havai.

Apesar da magnitude do fenómeno, segundo a Europa Press, as previsões meteorológicas não apontam quaisquer ameaças para as populações costeiras causadas por nenhum dos furacões.

O aparecimento insólito destes 3 furacões acontece quando a comunidade científica debate a iminência de que o sobreaquecimento da água do Pacífico provoque efeitos sem precedentes no El Nino de 2015.

Entretanto, o furacão Fred está a caminho de se tornar o primeiro da história a atingir Cabo Verde.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …