Fenómeno histórico atinge EUA. Pelo menos 225 tornados em 12 dias

Desde o dia 17 de maio, foram registados no Estados Unidos 225 tornados. Depois de uma acalmia que durava desde 2012, as autoridades e os serviços de meteorologia locais temem agora que o número de tornados a atingir o país possa subir ainda mais. 

De acordo com o Washington Post, só na segunda-feira, a zona de Dayton, no estado do Ohio, foi afetada com 45 tornados. Estes fenómenos naturais têm atingido principalmente a zona do Texas, Colorado e Nebraska.

Pelo menos quatro tornados causaram vítimas mortais – há registo de sete mortos e dezenas de feridos neste último surto. Devido à elevada destruição causada por estes fenómenos naturais no país, o número de vítimas pode ainda aumentar.

Em 1980, os Estados Unidos registaram um surto de tornados que se prolongou durante 11 dias seguidos. Mais recentemente, em 2003, um surto durou sete dias. O surto deste mês é já o segundo maior de sempre.

O mês de maio é habitualmente a época dos tornados no território norte-americano. A média é de cerca de 270 tornados durante o mês. Já com 225 tornados registados, a média deste mês pode assim ultrapassar significativamente os números dos últimos anos. Só nos últimos 30 dias, foram observados no território norte-americano mais de 500 tornados.

Este aumento significativo deve-se a a condições meteorológicas específicas. O surto de atividade de tornados nas últimas duas semanas foi impulsionado por um sistema de alta pressão na região do sudeste e por uma frente fria incomum sobre as Montanhas Rochosas que forçaram a entrada de ar quente e húmido na região central, provocando repetidas tempestades e tornados. A situação deverá permanecer e os tornados repetir-se.

Os serviços meteorológicos dos EUA já receberam desde o início do ano 934 relatos de tornados, que provocaram 38 mortes. Estes números já bateram largamente a média anual, que refere cerca de 743 tornados.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …