Fenómeno extraordinário de estrela distante captado em imagem eletrizante

JWST / MIRI / Judy Schmidt

Imagem captada do WR 140.

Uma imagem recentemente captada pelo Telescópio Espacial James Webb revela um fenómeno extraordinário numa estrela distante.

O Telescópio Espacial James Webb continua a partilhar imagens estonteantes do nosso Universo como nunca vimos antes. Uma das mais recentes não escapa à descrição e trata-se de um extraordinário fenómeno de uma estrela localizada a cerca de 5.600 anos-luz da Terra.

O James Webb captou um detalhe extraordinário: a estrela está cercada pelo que parecem ser anéis concêntricos de luz a irradiar dela. A explicação para o fenómeno é quase tão fascinante quanto a própria imagem.

O objeto é, na realidade, um par binário de raras estrelas na constelação de Cygnus, e as suas interações produzem erupções periódicas precisas de poeira que estão a expandir-se em ondas no Espaço, explica o ScienceAlert.

Essas ondas de poeira estão a brilhar em infravermelhos, permitindo que o telescópio James Webb as captasse com um detalhe incrível.

A estrela é o que é conhecido como um binário de vento em colisão, consistindo numa estrela Wolf-Rayet extremamente rara, chamada WR 140, e outra rara estrela quente e massiva do tipo O – outro objeto raro.

Estrelas Wolf-Rayet são um tipo heterogéneo de estrelas com espectros anormais que apresentam linhas de emissão intensas e largas de hélio e azoto ou hélio, carbono e oxigénio.

As intensas linhas de emissão nos espectros das estrelas Wolf-Rayet são causadas por ventos estelares muito fortes, com velocidades superiores a 2.000 km/s, suficientemente densos para bloquear a luz da fotosfera da estrela e formar uma região de emissão estendida.

Por sua vez, estrelas do tipo O são estrelas quentes, com temperaturas superiores a 30.000 kelvin. Estrelas deste tipo têm fortes linhas de absorção de hélio ionizado, linhas fortes de outros elementos ionizados e linhas de hidrogénio e hélio neutro mais fracas.

Estrelas deste tipo são muito raras, mas por serem muito brilhantes, podem ser vistas a grandes distâncias.

O curioso na imagem captada pelo James Webb é a órbita elíptica do par de estrelas. Isto significa que as estrelas não descrevem círculos bonitos e organizados ao redor umas das outras, mas ovais, com um ponto em que estão mais distantes uma da outra e um ponto em que estão mais próximas.

Joseph Olmsted / ESA

Animação mostra como o binário WR 140 produz poeira.

Quando as duas estrelas estão próximas o suficiente, os seus ventos poderosos colidem. Isto produz choques no material ao redor das estrelas, acelerando as partículas e gerando radiação energética, como os raios X.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.