Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral.

Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu campo visual esquerdo em comparação com o direito e, por isso, dividem uma linha regularmente à esquerda do centro.

Um novo estudo, publicado este mês na revista científica PLOS ONE, mostra pela primeira vez o efeito que este discreto desvio teve no passado histórico. Uma equipa de investigação eslovaco-alemã analisou o alinhamento das primeiras casas neolíticas na Europa central e oriental.

Cientistas da Universidade de Kiel e da Academia Eslovaca de Ciências conseguiram demonstrar que a orientação das casas recém-construídas se desviava ligeiramente da dos edifícios existentes – e que esse desvio era regularmente no sentido anti-horário.

“Os investigadores há muito assumem que as casas neolíticas antigas representavam aproximadamente uma geração, isto é, de 30 a 40 anos, e que novas casas tinham de ser construídas ao lado das existentes em intervalos regulares”, disse Nils Müller-Scheebel, arqueólogo que liderou o estudo, em comunicado.

Conforme a determinação da idade utilizado o método de radiocarbono, agora podemos demonstrar que a nova construção se associou a uma rotação quase impercetível do eixo da casa na direção oposta aos ponteiros do relógio.

Assim, os investigadores consideram que a causa mais provável para isto é a negligência espacial cerebral. A ideia foi possível graças à interpretação dos resultados de medições magnéticas geofísicas. Diferenças no campo magnético da Terra são usadas para visualizar as características arqueológicas que se encontram no subsolo. As plantas das antigas casas neolíticas são dos melhores tipos de características identificáveis.

O estudo também se refere a observações arqueológicas comparáveis noutros lugares e épocas, que mostram que mudanças semelhantes na orientação também se aplicam a períodos pré-históricos mais recentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Roosevelt e Churchill planeavam invadir os Açores

O Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill tinham um plano para invadir os Açores se Salazar não concedesse facilidades militares aos Aliados com a ameaça nazi, disse um especialista …

Marcelo afirma que foi dado "um passo" nas relações diplomáticas com a Venezuela

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concordou na terça-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, em ter sido dado "um passo" nas relações diplomáticas com a Venezuela, mas escusou …

Bruxelas avisa Boris que não fechará acordo com o Reino Unido "a qualquer preço"

Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia para a futura parceria com o Reino Unido, afirmou que está pronto para começar as negociações com o país, mas alertou que não as concluirá “a qualquer preço”. Michel Barnier, …

Comissões bancárias subiram 40 milhões (e superaram os 1500 milhões)

As comissões bancárias, que estarão em debate no parlamento na quinta-feira, permitiram aos principais bancos arrecadar mais de 1.500 milhões de euros em 2019, mais 40 milhões de euros do que em 2018. O parlamento debate …

Bloco propõe subsídio de alimentação mínimo de 4,77 euros para todos os trabalhadores

O Bloco de Esquerda quer tornar obrigatório o pagamento de um subsídio de refeição para todos os trabalhadores. Os bloquistas propõem ainda que, além de obrigatório, o subsídio não deve ser inferior ao valor mínimo …

Banco de Portugal investiga papel de Teixeira dos Santos no Eurobic

O Banco de Portugal (BdP) está a investigar o papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do escândalo Luanda Leaks, que revelou alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. …

Iniciativa Liberal vota contra Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional

"O regime de os juízes serem nomeados pelo PS e PSD como estes bem entendem deve acabar", considera o deputado único do Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo. O líder e deputado do Iniciativa Liberal, João Cotrim …

Não há infetados em Portugal. Há dois casos de Covid-19 em Madrid e um em São Paulo

O 17.º caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS). Todos os casos suspeitos de infeção com Covid-19 referenciados em Portugal até esta quarta-feira tiveram resultados …

Mega-operação no IMT do Porto desmantela esquema com carros importados que lesou Estado em 5 milhões

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está, nesta quarta-feira, a realizar uma mega-operação de buscas no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) do Porto, no âmbito de uma investigação em torno de suspeitas de fraude …

Portagens no interior, A28 e Via do Infante vão ficar mais baratas. Poupanças podem chegar aos 1.200 euros

As portagens no interior, na A28 e na Via do Infante vão ficar mais baratas. A medida, avançada pela Renascença, vai entrar em vigor no terceiro trimestre. O Governo vai baixar o custo das portagens a …