Felipe VI de Espanha gera polémica por causa de novas moedas

Gobierno de Aragón / Flickr

As primeiras moedas cunhadas no reinado de Felipe VI de Espanha estão a gerar polémica. Isto porque fazem referência a “70 anos de paz”, incluindo assim a ditadura de Franco neste período.

As duas moedas comemorativas evocam 70 anos de paz na Europa, numa referência ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Dentro destes 70 anos, estão incluídos os 35 em que durou a ditadura de Franco, o que tem sido muito criticado por várias figuras públicas espanholas, noticia o El País.

O jornal evidencia que até o lema usado pelas moedas de Felipe VI – “70 anos de paz” – faz lembrar um que foi utilizado pelo próprio Franco para marcar os “25 anos de paz”, depois do término da Guerra Civil espanhola.

“Nova moda em Espanha: 70 anos de paz. Isso inclui 40 anos da ditadura de Franco, paz do silêncio e da morte”, escreveu o representante da Catalunha na União Europeia, Amadeu Altafaj, no Twitter, numa das muitas críticas que têm surgido.

A ditadura franquista, que durou até finais de 1975, é ainda uma ferida aberta na sociedade espanhola, um pouco à medida do que se passa em Portugal com o Estado Novo.

As duas moedas da polémica foram cunhadas no âmbito do chamado Programa Europa, sendo uma delas de prata, com valor facial de 10 euros e a custar 45 euros, e a outra de ouro, com valor facial de 200 euros e que custa 675 euros.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.