Feirantes senegaleses queixam-se de “acesso bloqueado” à feira de Barcelos

Estela Silva / Lusa

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede o subaluguer de espaço.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a câmara refere que os serviços municipais se depararam com mais de duas dezenas de feirantes “em condições de subaluguer de lugares a feirantes senegaleses“.

“O subaluguer não está autorizado no regulamento da feira, pelo que os serviços municipais atuaram no cumprimento das normas”, acrescenta.

Esta quinta-feira, cerca de dezena e meia de feirantes senegaleses foram proibidos de entrar na feira de Barcelos e foram manifestar-se junto à câmara.

“Acabaram por nos deixar entrar na feira, mas só por volta das 11h00”, queixou-se Thierno Mboup.

Em causa estão feirantes que não têm lugar na feira mas que têm ali conseguido operar, subalugando espaço de outros.

“Temos cartão de feirante, temos início da atividade, temos tudo. Só não temos lugar porque andamos desde 2008 a pedi-lo e nunca o conseguimos. Em vários outros locais, alguns feirantes que têm espaço de sobra cedem-nos um bocadinho e conseguimos trabalhar todos. Aqui não nos deixam porquê? Por sermos escuros?“, acrescentou Thierno Mboup.

Na resposta à Lusa, a câmara diz ainda que aquele tipo de subaluguer “tem acontecido em anos anteriores e durante este ano, levando os serviços municipais a intervir várias vezes”.

“Neste período de verão, tem tendência a aumentar, pois é uma altura em que a afluência à Feira Semanal de Barcelos é muito grande“, acrescenta.

O caso foi também denunciado pela Atlas — Cooperativa Cultural, que tem um gabinete de apoio a imigrantes e que considera “inaceitável” que, em tempo de pandemia e de crise económica, a Câmara de Barcelos não encontre uma solução para deixar trabalhar aqueles feirantes.

“Os feirantes senegaleses falaram comigo e consideram que estão a ser vítimas de discriminação racial”, referiu Manuel Solla, daquela cooperativa à Lusa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …

Mais 1.058 infeções, seis mortes e menos doentes internados nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.058 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes atribuídas à covid-19 e uma redução significativa nos internamentos em enfermaria. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da …

Merkel. Adesão dos Estados dos Balcãs à União Europeia é de "interesse estratégico" mútuo

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu esta segunda-feira que é do interesse estratégico da União Europeia integrar os Estados dos Balcãs e que a Sérvia e outros países da região devem fazer mais reformas democráticas …

Costa diz que reforma das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”

O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje que, ultrapassada a fase de debate, a reforma da estrutura superior das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”, enaltecendo ainda o trabalho dos militares no combate à covid-19. “Ultrapassada …

Presidente de clube detido por posse de arma (mas há muito para investigar)

Prisão em flagrante delito do presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior. Há várias denúncias ao funcionamento das camadas jovens do clube. O clube é da cidade Juiz de Fora e agora o seu presidente terá, …

Alemanha indemniza homossexuais perseguidos ou condenados até 1969

As autoridades alemãs indemnizaram quase 250 pessoas que foram perseguidas ou investigadas pelas leis adotadas pelo regime nazi sobre homossexualidade e que se mantiveram em vigor após o final da II Guerra Mundial. O Departamento Federal …

PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem. De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop - Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual …