Os anúncios de Natal da Coca-Cola são uma velha tradição que resulta, quase sempre, em publicidades marcantes e muito apreciadas. Mas, neste ano, a empresa recorreu à Inteligência Artificial (IA) e o resultado foi “desastroso”.
Muitos consumidores de Coca-Cola ficaram decepcionados com o anúncio da Natal da marca, considerando que parece um “pesadelo distópico assustador”.
A publicidade foi totalmente gerada por tecnologia de IA e homenageia a campanha “Holidays Are Coming” que a Coca-Cola lançou em 1995.
O anúncio mostra uma frota de camiões da Coca-Cola a seguir por uma estrada coberta de neve para entregar garrafas do refrigerante fresquinhas aos clientes de uma cidade que está decorada em tons natalícios.
As pessoas que aparecem no anúncio foram integralmente geradas por IA.
Na publicidade, ainda se sublinha, em legenda, que o vídeo foi “criado por IA Mágica Verdadeira“.
Mas o investimento da marca em IA não agrada a muitos consumidores que consideram o anúncio “feio” e “preguiçoso”, como lamentam nas redes sociais. E há quem fale num resultado “desastroso”.
“O mundo está tão acabado se o anúncio de Natal da Coca-Cola foi feito com IA”, chega a desabafar um utilizador da redes social X, o antigo Twitter.
Após a “chuva” de críticas, a empresa emitiu um comunicado onde destaca que procura sempre “explorar novas formas” de se ligar aos consumidores e de “experimentar diferentes abordagens”, conforme cita o The New York Post.
Este ano, a aposta foi na “colaboração entre contadores de histórias humanos e o poder da IA generativa”, acrescenta a Coca-Cola.
“Vice” da Coca-Cola diz que IA poupa tempo e dinheiro
O vice-presidente da empresa, Pratik Thakar, que é responsável pelo departamento de IA Generativa, também nota ao site informativo AdAge que a Coca-Cola está a unir a sua “herança” com “o futuro e a tecnologia” numa “campanha de próxima geração”.
Além do mais, o recurso à IA ajuda a poupar dinheiro.
Mas, “mais do que o custo, é a velocidade“, salienta Thakar, frisando que a IA permite acelerar o processo em “cinco vezes”, o que é “um enorme benefício”. “O tempo de produção teria demorado, tradicionalmente, muito mais tempo”, constata.
“E depois, pode-se fazer mais, mais variedade e mais personalizado“, conclui Thakar.
O anúncio foi elaborado por três estúdios de IA (Secret Level, Silverside AI e Wild Card) com recurso aos modelos generativos Leonardo, Luma e Runway, segundo a Forbes.
A revista nota ainda que na fase final de produção, também foi utilizado um novo modelo de IA, o Kling.
Resumindo o anuncio foi feito para um publico alvo de pessoas de cor e mulheres…. E animais.
O mijo dos capitalistas, é só para os verdadeiros apreciadores e a esses não lhes incomodam estes pormenores…