Presidente do Fed diz que criptomoeda do Facebook “não pode avançar”

Em palavras aos congressistas, em Washington, Jerome Powell considerou que a Libra suscita “grandes preocupações” em termos de “respeito pelas informações pessoais, da proteção dos consumidores e da estabilidade financeira.

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, disse esta quarta-feira no Congresso que o projeto de criptomoeda do Facebook, a Libra, suscita “grandes preocupações” relativas a proteção de dados e estabilidade financeira.

Interrogado numa comissão do Congresso, o líder da Reserva Federal acrescentou que o processo de avaliação das preocupações geradas pelo projeto da empresa de Mark Zuckerberg “deve ser paciente e minucioso, e não um sprint“.

Essa moeda poderia ser “largamente adotada”, dados os dois mil milhões de utilizadores do Facebook, assinalou Jerome Powell.

Em consequência, “em caso de problemas associados ao branqueamento de capitais (…), estes devem rapidamente tornar-se muito importantes dada a dimensão da rede social”, relevou.

O projeto Libra “não pode avançar” antes das questões associadas ao risco de branqueamento de capitais serem examinadas prontamente, prosseguiu o presidente do Fed.

Com a criação da sua criptomoeda, anunciada em junho, o Facebook pretende revolucionar o sistema financeiro mundial, o que causa inquietação a alguns Estados. A Libra pretende oferecer em 2020 um novo modo de pagamento fora dos circuitos bancários tradicionais, sem a barreira do câmbio entre as diferentes moedas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …

Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks. Em 2014, a Andco Corporate …

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …

Auschwitz: É preciso "recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete"

O Governo português recorda esta segunda-feira em comunicado as vítimas do Holocausto no dia que se assinala a libertação pelas tropas aliadas do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, durante a II …

"É completamente possível" Bulgária aderir ao euro em 2023

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é "completamente possível" o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE). O objetivo …