Febre Chikungunya propaga-se nos EUA, CDC já confirmou 129 casos

PAHO/WHO / Flickr

Chikungunya, "a febre que torce"

Chikungunya, “a febre que torce”

A Febre Chikungunya, doença arboviral transmitida pela picada dos mosquitos Aedes infetados, está a espalhar-se pelos Estados Unidos, onde foram confirmados 129 casos em 27 estados, informou esta quarta-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Em comunicado, a agência do Departamento de Saúde norte-americana mostrou-se “preocupada” com o fato de “a maior parte das pessoas não ter imunidade à doença“, que se está a propagar a várias regiões dos Estados Unidos.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Febre Chikungunya, “a febre que torce”, está a propagar-se a novas regiões do globo terrestre e que já foi identificada em quase 40 países.

A OMS garantiu ter registado a ocorrência do vírus Chikungunya no Camboja, em Timor-Leste, na Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Maldivas, Birmânia, Paquistão, Filipinas, Ilhas Reunião, Seychelles, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietname.

Também foram notificados casos da doença em países africanos, nomeadamente no Benin, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Camarões, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Quénia, Madagáscar, Malaui, Maurícias, Nigéria, Senegal, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda, Zimbabué e nas Ilhas Mayotte, situada no Canal de Moçambique, a sudoeste do Oceano Índico.

Chikungunya é uma doença viral (genero Alphavirus) transmitida aos seres humanos por mosquitos infetados – incluindo o Aedes aegypti (o mesmo mosquito que transmite a dengue) e o Aedes albopictus.

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa “tornar-se contorcido“, uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.

javierdevilman / Flickr

Aedes albopictus, o mosquito-tigre

Aedes albopictus, o mosquito-tigre

Identificada pela primeira vez na Tanzânia, no início de 1952, a enfermidade tem causado surtos periódicos de cerca de uma década na Ásia e no continente africano, desde 1960.

Entre 2001 e 2011, uma série de países notificaram surtos de Chikungunya, doença que só nos anos 2005-2006 infetou mais de 272 mil pessoas nas ilhas Maurícias e Reunião, onde se presume que se tenha sido detetado o vetor.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …