/

Febre Chikungunya propaga-se nos EUA, CDC já confirmou 129 casos

PAHO/WHO / Flickr

Chikungunya, "a febre que torce"

Chikungunya, “a febre que torce”

A Febre Chikungunya, doença arboviral transmitida pela picada dos mosquitos Aedes infetados, está a espalhar-se pelos Estados Unidos, onde foram confirmados 129 casos em 27 estados, informou esta quarta-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Em comunicado, a agência do Departamento de Saúde norte-americana mostrou-se “preocupada” com o fato de “a maior parte das pessoas não ter imunidade à doença“, que se está a propagar a várias regiões dos Estados Unidos.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Febre Chikungunya, “a febre que torce”, está a propagar-se a novas regiões do globo terrestre e que já foi identificada em quase 40 países.

A OMS garantiu ter registado a ocorrência do vírus Chikungunya no Camboja, em Timor-Leste, na Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Maldivas, Birmânia, Paquistão, Filipinas, Ilhas Reunião, Seychelles, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietname.

Também foram notificados casos da doença em países africanos, nomeadamente no Benin, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Camarões, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Quénia, Madagáscar, Malaui, Maurícias, Nigéria, Senegal, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda, Zimbabué e nas Ilhas Mayotte, situada no Canal de Moçambique, a sudoeste do Oceano Índico.

Chikungunya é uma doença viral (genero Alphavirus) transmitida aos seres humanos por mosquitos infetados – incluindo o Aedes aegypti (o mesmo mosquito que transmite a dengue) e o Aedes albopictus.

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa “tornar-se contorcido“, uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.

javierdevilman / Flickr

Aedes albopictus, o mosquito-tigre

Aedes albopictus, o mosquito-tigre

Identificada pela primeira vez na Tanzânia, no início de 1952, a enfermidade tem causado surtos periódicos de cerca de uma década na Ásia e no continente africano, desde 1960.

Entre 2001 e 2011, uma série de países notificaram surtos de Chikungunya, doença que só nos anos 2005-2006 infetou mais de 272 mil pessoas nas ilhas Maurícias e Reunião, onde se presume que se tenha sido detetado o vetor.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.