Febre Chikungunya propaga-se nos EUA, CDC já confirmou 129 casos

PAHO/WHO / Flickr

Chikungunya, "a febre que torce"

Chikungunya, “a febre que torce”

A Febre Chikungunya, doença arboviral transmitida pela picada dos mosquitos Aedes infetados, está a espalhar-se pelos Estados Unidos, onde foram confirmados 129 casos em 27 estados, informou esta quarta-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Em comunicado, a agência do Departamento de Saúde norte-americana mostrou-se “preocupada” com o fato de “a maior parte das pessoas não ter imunidade à doença“, que se está a propagar a várias regiões dos Estados Unidos.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Febre Chikungunya, “a febre que torce”, está a propagar-se a novas regiões do globo terrestre e que já foi identificada em quase 40 países.

A OMS garantiu ter registado a ocorrência do vírus Chikungunya no Camboja, em Timor-Leste, na Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Maldivas, Birmânia, Paquistão, Filipinas, Ilhas Reunião, Seychelles, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietname.

Também foram notificados casos da doença em países africanos, nomeadamente no Benin, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Camarões, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Quénia, Madagáscar, Malaui, Maurícias, Nigéria, Senegal, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda, Zimbabué e nas Ilhas Mayotte, situada no Canal de Moçambique, a sudoeste do Oceano Índico.

Chikungunya é uma doença viral (genero Alphavirus) transmitida aos seres humanos por mosquitos infetados – incluindo o Aedes aegypti (o mesmo mosquito que transmite a dengue) e o Aedes albopictus.

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa “tornar-se contorcido“, uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.

javierdevilman / Flickr

Aedes albopictus, o mosquito-tigre

Aedes albopictus, o mosquito-tigre

Identificada pela primeira vez na Tanzânia, no início de 1952, a enfermidade tem causado surtos periódicos de cerca de uma década na Ásia e no continente africano, desde 1960.

Entre 2001 e 2011, uma série de países notificaram surtos de Chikungunya, doença que só nos anos 2005-2006 infetou mais de 272 mil pessoas nas ilhas Maurícias e Reunião, onde se presume que se tenha sido detetado o vetor.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comité Judiciário aprovou os dois artigos para destituição de Trump

Os dois artigos de impeachment foram votados favoravelmente pela maioria Democrata na Câmara de Representantes, por uma margem de 23 votos contra os 17 votos da oposição dos deputados Republicanos. O Comité Judiciário da Câmara …

Portugueses são dos que mais confiam nas notícias (mas confiança tem vindo a baixar)

Portugal é um dos países que mais confiam nas notícias, ocupando a segunda posição numa lista de 38 países analisados no âmbito do Reuters Digital News Report 2019. “Portugal destaca-se em 2019, mais uma vez, como …

Angela Merkel eleita (pela nona vez) a mulher mais poderosa do mundo

A chanceler alemã conquistou, esta quinta-feira, o título de mulher mais poderosa do mundo. É a nona vez que a revista Forbes lhe concede o primeiro lugar da lista. A revista Forbes anunciou, esta quinta-feira, o …

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Portugal não vai ter de devolver verbas a Bruxelas

Todos os programas operacionais ultrapassam em mais de 100% a meta definida para 2019, pelo que Portugal não terá de devolver qualquer verba a Bruxelas. Cada programa operacional tem de dividir a sua dotação por sete …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …