FC Porto “estranha” arquivamento do caso Cashball pela Federação de Andebol

visitporto / Flickr

Estádio do Dragão

O FC Porto manifestou “estranheza”, esta quarta-feira, pelo arquivamento por parte da Conselho de Disciplina da Federação de Andebol de Portugal do processo de inquérito disciplinar relativo ao caso Cashball.

Em comunicado divulgado no site oficial, os dragões referem que a decisão foi “tomada sem nunca se ter ouvido oficialmente o FC Porto, que teve o cuidado de remeter várias missivas sobre o tema àquela federação”.

O clube portista realça que a decisão surge numa altura em que “vieram a público mais suspeitas sobre os protagonistas envolvidos e sobre os factos referenciados como passíveis de consubstanciarem grave atentado à verdade desportiva”.

Estranha-se por isso que se procure branquear acontecimentos que continuam a ser desvalorizados pela referida federação”, aponta o FC Porto, sobre a suspeita de prática de infrações disciplinares que puseram em causa a integridade desportiva de vários jogos de andebol na temporada 2016/17, na qual o Sporting se sagrou campeão nacional.

De acordo com os dragões, “a imagem e a confiança no dirigismo desportivo e na FAP não melhoram com decisões como esta”.

Na terça-feira, o Conselho de Disciplina da Federação de Andebol de Portugal anunciou o arquivamento do processo de inquérito relativo ao caso Cashball, alegando a “ausência de indícios suficientes para determinar o prosseguimento do processo como disciplinar contra qualquer clube ou agente desportivo”.

O caso Cashball, um alegado esquema de viciação de resultados em benefício do Sporting no futebol e no andebol, levou à constituição de sete arguidos em maio do ano passado, entre eles o team-manager dos leões, André Geraldes, posteriormente libertado após o pagamento de uma caução de 60 mil euros.

Nessa altura, André Geraldes, que atualmente é diretor executivo da SAD do Farense, ficou impedido de exercer funções desportivas, bem como de contactar os restantes arguidos. Essas medidas de coação foram, entretanto, levantadas.

No final deste mês, Paulo Silva apontou o antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, como o “chefe” do alegado esquema de corrupção desportiva. O empresário denunciante do caso, que confessou ter pago a árbitros de andebol e a jogadores de futebol adversários, disse que esta confidência lhe foi feita por João Gonçalves.

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …