FC Porto vence Vitória e conquista troféu Cidade de Guimarães

Pedro Trindade / Lusa

-

O FC Porto conquistou este domingo o troféu Cidade de Guimarães, ao vencer o Vitória de Guimarães por 2-0, em jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

O FC Porto conquistou o Troféu Cidade de Guimarães em futebol, ao bater o Vitória de Guimarães por 2-0, graças a dois golos de André Silva na primeira parte.

O avançado dos ‘dragões’, de 20 anos, mostrou, aos oito e 32 minutos, o ‘instinto’ evidenciado ao longo desta pré-época, aumentando a sua conta para sete golos, numa partida em que os ‘azuis e brancos’ tiveram mais solidez defensiva e mais critério no ataque.

A primeira parte entre vitorianos e ‘dragões’ foi muito intensa, com um ritmo já próprio de ‘campeonato’ em muitas fases e lances de perigo junto das duas balizas.

Depois de uma situação para cada lado, o FC Porto adiantou-se, num lance em que Corona ultrapassou facilmente Francis na ala esquerda e colocou a bola junto à pequena área, onde Douglas, depois de ter intercetado um corte de Rafael Miranda, nada pôde fazer para evitar a recarga certeira de André Silva, aos oito minutos.

Tozé (10 minutos) e Rafael Miranda (15) estiveram perto do empate, enquanto os ‘dragões’, por seu lado, atacaram de forma mais precisa, com a dupla Otávio e André Silva a revelar-se ‘letal’: depois de ter permitido a defesa a Douglas, aos 27 minutos, o jovem avançado não falhou a segunda ocasião em que foi isolado pelo brasileiro, dilatando o resultado.

A desvantagem tirou alguma força anímica aos vitorianos, tendo o FC Porto anulado as várias tentativas do Vitória para chegar à área.

Francis quase reduziu a diferença, quando tirou um cruzamento muito longo que sobrevoou José Sá e embateu na trave, aos 55 minutos, mas o FC Porto respondeu num cabeceamento sem oposição de Adrián López, a que Douglas se opôs com uma defesa difícil (59).

As substituições sucederam-se numa e noutra equipa, e a qualidade de jogo diminuiu progressivamente, com a equipa de Nuno Espírito Santo a reter a posse de bola frente a um adversário já sem argumentos para lutar por outro resultado.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Primeiras projeções com empate em Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …