FC Porto vence Varzim pela margem mínima e segue para as “meias” da Taça

José Coelho / Lusa

O FC Porto venceu esta terça-feira o Varzim, por 2-1, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, disputado no estádio do Dragão, e garantiu o apuramento para a meia-final da competição.

Os dragões inauguraram o marcador aos 28 minutos, através de Soares, mas equipa poveira, que milita na II Liga, ainda reagiu, resgatando igualdade, num livre cobrado por Hugo Gomes, aos 35, a que o FC Porto respondeu, cinco minutos depois, com o tento que fez diferença, apontado por Marcano.

Com este triunfo, o FC Porto irá encontrar, na próxima fase da competição, o vencedor do duelo entre Académico de Viseu e Canelas, que se disputa esta quinta-feira, em Viseu.

Os dragões surgiram para este desafio com a equipa transfigurada em relação ao último, frente ao Moreirense, para a I Liga, com o técnico Sérgio Conceição a fazer oito alterações no onze.

Apesar de serem visíveis algumas faltas de rotina, os locais surgiram a mostrar maior poderio, não demorando a instalar-se no meio campo contrário e a criar as primeiras oportunidades de golo.

Um remate de longe de Sérgio Oliveira, logo aos cinco minutos, e mais duas iniciativas de Fábio Silva e Manafá, foram as ameaças iniciais dos dragões, perante um Varzim bem organizado defensivamente, que conseguia travar o ritmo de jogo do adversário.

À pressão dos azuis e brancos, a equipa da Póvoa de Varzim tentava responder em contra-ataque, usando a velocidade dos seus atacantes para criar desequilíbrios no adversário, com vários cruzamentos, mas pecando, depois, na definição final.

Nesta toada, acabou por não surpreender o golo do FC Porto, já perto de meia hora de jogo, quando Otávio com um passe artístico assistiu Soares, que, sem oposição, atirou para o 1-0.

Apesar da desvantagem, a formação da II Liga não se atemorizou e conseguiu subir no terreno, beneficiando de um livre que acabou por resgatar a igualdade, aos 36, num tiro do defesa central Hugo Gomes, que provocou a euforia nos cerca de mil adeptos que viajaram desde a Póvoa de Varzim.

No entanto, os festejos dos varzinistas não durariam mais de cinco minutos, pois na resposta, o FC Porto mostrou-se letal, e também na sequência de um livre, apontado por Sérgio Oliveira, voltou para frente do marcador, após um desvio de cabeça de Marcano, que fixou o 2-1 com que se chegou ao intervalo.

Em vantagem, o FC Porto tirou o pé do acelerador no regresso do descanso, dando alguma iniciativa ao Varzim, que conseguiu ser mais espevito nas saídas para o contra-ataque, mas voltou a mostrar carências na altura da finalização.

Baba Sow ainda tentou disfarçar essa pecha, com um remate de longe, aos 63, mas que saiu com pouca pontaria, perante um FC Porto que, apesar de controlar os atrevimentos contrários, também não fazia grande mossa em termos ofensivos.

A melhor ocasião dos azuis e brancos para chegar ao golo da tranquilidade surgiu apenas aos 88 minutos, num livre de Alex Telles, que saiu ao lado, prevalecendo o 2-1 até ao final.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …