FC Porto vence Varzim pela margem mínima e segue para as “meias” da Taça

José Coelho / Lusa

O FC Porto venceu esta terça-feira o Varzim, por 2-1, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, disputado no estádio do Dragão, e garantiu o apuramento para a meia-final da competição.

Os dragões inauguraram o marcador aos 28 minutos, através de Soares, mas equipa poveira, que milita na II Liga, ainda reagiu, resgatando igualdade, num livre cobrado por Hugo Gomes, aos 35, a que o FC Porto respondeu, cinco minutos depois, com o tento que fez diferença, apontado por Marcano.

Com este triunfo, o FC Porto irá encontrar, na próxima fase da competição, o vencedor do duelo entre Académico de Viseu e Canelas, que se disputa esta quinta-feira, em Viseu.

Os dragões surgiram para este desafio com a equipa transfigurada em relação ao último, frente ao Moreirense, para a I Liga, com o técnico Sérgio Conceição a fazer oito alterações no onze.

Apesar de serem visíveis algumas faltas de rotina, os locais surgiram a mostrar maior poderio, não demorando a instalar-se no meio campo contrário e a criar as primeiras oportunidades de golo.

Um remate de longe de Sérgio Oliveira, logo aos cinco minutos, e mais duas iniciativas de Fábio Silva e Manafá, foram as ameaças iniciais dos dragões, perante um Varzim bem organizado defensivamente, que conseguia travar o ritmo de jogo do adversário.

À pressão dos azuis e brancos, a equipa da Póvoa de Varzim tentava responder em contra-ataque, usando a velocidade dos seus atacantes para criar desequilíbrios no adversário, com vários cruzamentos, mas pecando, depois, na definição final.

Nesta toada, acabou por não surpreender o golo do FC Porto, já perto de meia hora de jogo, quando Otávio com um passe artístico assistiu Soares, que, sem oposição, atirou para o 1-0.

Apesar da desvantagem, a formação da II Liga não se atemorizou e conseguiu subir no terreno, beneficiando de um livre que acabou por resgatar a igualdade, aos 36, num tiro do defesa central Hugo Gomes, que provocou a euforia nos cerca de mil adeptos que viajaram desde a Póvoa de Varzim.

No entanto, os festejos dos varzinistas não durariam mais de cinco minutos, pois na resposta, o FC Porto mostrou-se letal, e também na sequência de um livre, apontado por Sérgio Oliveira, voltou para frente do marcador, após um desvio de cabeça de Marcano, que fixou o 2-1 com que se chegou ao intervalo.

Em vantagem, o FC Porto tirou o pé do acelerador no regresso do descanso, dando alguma iniciativa ao Varzim, que conseguiu ser mais espevito nas saídas para o contra-ataque, mas voltou a mostrar carências na altura da finalização.

Baba Sow ainda tentou disfarçar essa pecha, com um remate de longe, aos 63, mas que saiu com pouca pontaria, perante um FC Porto que, apesar de controlar os atrevimentos contrários, também não fazia grande mossa em termos ofensivos.

A melhor ocasião dos azuis e brancos para chegar ao golo da tranquilidade surgiu apenas aos 88 minutos, num livre de Alex Telles, que saiu ao lado, prevalecendo o 2-1 até ao final.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …