FC Porto vence Varzim pela margem mínima e segue para as “meias” da Taça

José Coelho / Lusa

O FC Porto venceu esta terça-feira o Varzim, por 2-1, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, disputado no estádio do Dragão, e garantiu o apuramento para a meia-final da competição.

Os dragões inauguraram o marcador aos 28 minutos, através de Soares, mas equipa poveira, que milita na II Liga, ainda reagiu, resgatando igualdade, num livre cobrado por Hugo Gomes, aos 35, a que o FC Porto respondeu, cinco minutos depois, com o tento que fez diferença, apontado por Marcano.

Com este triunfo, o FC Porto irá encontrar, na próxima fase da competição, o vencedor do duelo entre Académico de Viseu e Canelas, que se disputa esta quinta-feira, em Viseu.

Os dragões surgiram para este desafio com a equipa transfigurada em relação ao último, frente ao Moreirense, para a I Liga, com o técnico Sérgio Conceição a fazer oito alterações no onze.

Apesar de serem visíveis algumas faltas de rotina, os locais surgiram a mostrar maior poderio, não demorando a instalar-se no meio campo contrário e a criar as primeiras oportunidades de golo.

Um remate de longe de Sérgio Oliveira, logo aos cinco minutos, e mais duas iniciativas de Fábio Silva e Manafá, foram as ameaças iniciais dos dragões, perante um Varzim bem organizado defensivamente, que conseguia travar o ritmo de jogo do adversário.

À pressão dos azuis e brancos, a equipa da Póvoa de Varzim tentava responder em contra-ataque, usando a velocidade dos seus atacantes para criar desequilíbrios no adversário, com vários cruzamentos, mas pecando, depois, na definição final.

Nesta toada, acabou por não surpreender o golo do FC Porto, já perto de meia hora de jogo, quando Otávio com um passe artístico assistiu Soares, que, sem oposição, atirou para o 1-0.

Apesar da desvantagem, a formação da II Liga não se atemorizou e conseguiu subir no terreno, beneficiando de um livre que acabou por resgatar a igualdade, aos 36, num tiro do defesa central Hugo Gomes, que provocou a euforia nos cerca de mil adeptos que viajaram desde a Póvoa de Varzim.

No entanto, os festejos dos varzinistas não durariam mais de cinco minutos, pois na resposta, o FC Porto mostrou-se letal, e também na sequência de um livre, apontado por Sérgio Oliveira, voltou para frente do marcador, após um desvio de cabeça de Marcano, que fixou o 2-1 com que se chegou ao intervalo.

Em vantagem, o FC Porto tirou o pé do acelerador no regresso do descanso, dando alguma iniciativa ao Varzim, que conseguiu ser mais espevito nas saídas para o contra-ataque, mas voltou a mostrar carências na altura da finalização.

Baba Sow ainda tentou disfarçar essa pecha, com um remate de longe, aos 63, mas que saiu com pouca pontaria, perante um FC Porto que, apesar de controlar os atrevimentos contrários, também não fazia grande mossa em termos ofensivos.

A melhor ocasião dos azuis e brancos para chegar ao golo da tranquilidade surgiu apenas aos 88 minutos, num livre de Alex Telles, que saiu ao lado, prevalecendo o 2-1 até ao final.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …