FC Porto vence Roma e segue em frente na Champions

Um golo madrugador e uma grande dose de paciência foram as chaves que permitiram ao FC Porto assegurar a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer esta terça-feira em casa da Roma por 3-0.

A segunda mão do play-off de acesso à competição ficou marcada pelos golos de Felipe (oito minutos), Layún (73) e Corona (75), mas também pelas expulsões de dois jogadores da turma italiana, o que facilitou a tarefa aos azuis e brancos.

A equipa transalpina deve queixar-se da extrema agressividade de De Rossi e Emerson (expulsos aos 39 e 50 minutos), que atingiram violentamente Maxi Pereira e Corona, mas também do acerto de Iker Casillas, que conseguiu manter o empate ainda no período de igualdade numérica.

Após a segunda expulsão,, os portistas, mesmo a ganhar por 1-0 e com mais dois jogadores, revelaram grandes cautelas, o que permitiu aos romanos acercarem-se com perigo à sua área, se bem que a paciência acabou por dar bons resultados nos derradeiros 15 minutos, com a marcação de mais dois tentos.

Por comparação com a partida no Dragão, o técnico portista Nuno Espírito Santo apenas trocou o espanhol Adrián López pelo mexicano Corona, mas fez sair três jogadores do ‘onze’ que alinhou no sábado frente ao Estoril: Layún, Rúben Neves e Varela.

Spalletti também ‘mexeu’ e trocou o guarda-redes Alisson e os defesas Florenzi e Vermaelen (expulso na primeira mão) por Szczesny, Bruno Peres e Leandro Paredes.

Após uma oportunidade para cada lado nos primeiros momentos da partida, com Casillas a impedir o golo ao belga Nainggolan e André André a ‘disparar’ fraco de boa posição, Felipe, aos oito minutos, ‘redimiu-se’ do autogolo na partida da semana passada e inaugurou o marcador, com um cabeçada certeira, após livre na esquerda, marcado por Otávio.

A perder, os romanos instalaram-se na intermediária portista, mas apenas aos 37 minutos, e após nove cantos, o egípcio Salah conseguiu rematar com perigo, mas o guardião espanhol defendeu com os pés.

Aos 39 minutos, De Rossi teve uma entrada dura sobre Maxi Pereira e foi expulso, enquanto o uruguaio do FC Porto saiu lesionado aos 43, substituído por Layún.

Com cinco minutos além dos 45 regulamentares, Herrera podia ter aumentado a vantagem, mas o seu remate saiu a centímetros do poste direito de Szczesny.

Cinco minutos após o reatamento, a Roma perdeu mais um jogador por uso excessivo de violência, neste caso Emerson, que enfiou os pitões no tornozelo de Corona, reduzindo a equipa de Spalletti a nove jogadores.

Mesmo assim, a equipa da casa quase empatou, aos 58 minutos, não fosse a intervenção de Layún, a evitar o desvio de Perotti.

Apesar de ter menos dois jogadores que os portistas, os italianos mantiveram o pendor ofensivo, já que a equipa de Nuno Espírito Santo não quis subir no terreno nem dar mais velocidade ao seu jogo.

Tão verdade quanto o facto de, na primeira jogada em velocidade feita com vantagem numérica, aos 73 minutos, Herrera lançou Layún, que aproveitou a saída extemporânea de Szczesny, passou por ele e fez o segundo golo.

Dois minutos depois, o compatriota Corona ‘subiu’ sozinho, passou um defesa a rematou com sucesso para o terceiro tento.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …