FC Porto vence Roma e segue em frente na Champions

Um golo madrugador e uma grande dose de paciência foram as chaves que permitiram ao FC Porto assegurar a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer esta terça-feira em casa da Roma por 3-0.

A segunda mão do play-off de acesso à competição ficou marcada pelos golos de Felipe (oito minutos), Layún (73) e Corona (75), mas também pelas expulsões de dois jogadores da turma italiana, o que facilitou a tarefa aos azuis e brancos.

A equipa transalpina deve queixar-se da extrema agressividade de De Rossi e Emerson (expulsos aos 39 e 50 minutos), que atingiram violentamente Maxi Pereira e Corona, mas também do acerto de Iker Casillas, que conseguiu manter o empate ainda no período de igualdade numérica.

Após a segunda expulsão,, os portistas, mesmo a ganhar por 1-0 e com mais dois jogadores, revelaram grandes cautelas, o que permitiu aos romanos acercarem-se com perigo à sua área, se bem que a paciência acabou por dar bons resultados nos derradeiros 15 minutos, com a marcação de mais dois tentos.

Por comparação com a partida no Dragão, o técnico portista Nuno Espírito Santo apenas trocou o espanhol Adrián López pelo mexicano Corona, mas fez sair três jogadores do ‘onze’ que alinhou no sábado frente ao Estoril: Layún, Rúben Neves e Varela.

Spalletti também ‘mexeu’ e trocou o guarda-redes Alisson e os defesas Florenzi e Vermaelen (expulso na primeira mão) por Szczesny, Bruno Peres e Leandro Paredes.

Após uma oportunidade para cada lado nos primeiros momentos da partida, com Casillas a impedir o golo ao belga Nainggolan e André André a ‘disparar’ fraco de boa posição, Felipe, aos oito minutos, ‘redimiu-se’ do autogolo na partida da semana passada e inaugurou o marcador, com um cabeçada certeira, após livre na esquerda, marcado por Otávio.

A perder, os romanos instalaram-se na intermediária portista, mas apenas aos 37 minutos, e após nove cantos, o egípcio Salah conseguiu rematar com perigo, mas o guardião espanhol defendeu com os pés.

Aos 39 minutos, De Rossi teve uma entrada dura sobre Maxi Pereira e foi expulso, enquanto o uruguaio do FC Porto saiu lesionado aos 43, substituído por Layún.

Com cinco minutos além dos 45 regulamentares, Herrera podia ter aumentado a vantagem, mas o seu remate saiu a centímetros do poste direito de Szczesny.

Cinco minutos após o reatamento, a Roma perdeu mais um jogador por uso excessivo de violência, neste caso Emerson, que enfiou os pitões no tornozelo de Corona, reduzindo a equipa de Spalletti a nove jogadores.

Mesmo assim, a equipa da casa quase empatou, aos 58 minutos, não fosse a intervenção de Layún, a evitar o desvio de Perotti.

Apesar de ter menos dois jogadores que os portistas, os italianos mantiveram o pendor ofensivo, já que a equipa de Nuno Espírito Santo não quis subir no terreno nem dar mais velocidade ao seu jogo.

Tão verdade quanto o facto de, na primeira jogada em velocidade feita com vantagem numérica, aos 73 minutos, Herrera lançou Layún, que aproveitou a saída extemporânea de Szczesny, passou por ele e fez o segundo golo.

Dois minutos depois, o compatriota Corona ‘subiu’ sozinho, passou um defesa a rematou com sucesso para o terceiro tento.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Direita ultrapassa PS com aumento da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …