FC Porto perde em casa com o Borussia e cai da Liga Europa

fcporto.pt

-

O FC Porto despediu-se hoje, como anunciado, da Liga Europa em futebol, ao voltar a perder com um Borussia Dortmund claramente superior, agora por 1-0, em encontro da segunda mão dos 16 avos de final, disputado no Dragão.

Depois do triunfo por 2-0 na primeira mão, os alemães ‘acabaram’ com a eliminatória aos 23 minutos, com um golo a meias entre o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang e, involuntariamente, o guarda-redes espanhol Casillas.

Antes ou depois, e a exemplo do que já tinha acontecido em solo germânico, o FC Porto, que sofreu a 10.ª derrota da época e quarta na ‘era’ José Peseiro, nunca mostrou argumentos para se bater com o poderio do segundo classificado da ‘Bundesliga’, que ostenta melhor coletivo e individualidades.

Para ‘complicar’, o treinador portista optou por mais um ‘onze’ inicial ‘experimental’, de novo com Layún no centro da defesa, José Ángel como defesa-esquerdo e Marega e Varela nos extremos, ficando no banco Brahimi, Herrera ou Corona.

O ‘milagre’ ficou ainda mais longe de início e, com o passar dos minutos, percebeu-se que seria impossível: ainda não foi desta que os ‘dragões’ deram a volta a um 0-2 ou pior.

Em relação à primeira mão, o FC Porto apresentou quatro novidades: Maxi Pereira e Danilo, então castigados, Marcano, recuperado de lesão, e Evandro substituíram Martins Indi (lesionado), Sérgio Oliveira e, surpreendentemente, Brahimi e Herrera, relegados para o banco.

Assim, os ‘dragões’ alinharam com Maxi, Layún (de novo central), Marcano e José Ángel, à frente de Casillas, dois ‘trincos’ (Rúben Neves e Danilo) e um trio (Marega, na direita, Evandro, ao meio, Varela, na esquerda) no apoio a Aboubakar.

Por seu lado, o treinador alemão trocou três ‘peças’, fazendo entrar Gündogan, Ginter e Bender para os lugares de Sahin, Piszczek e Sokratis.

O encontro começou equilibrado, com o FC Porto a efetuar dois remates sem perigo nos primeiros 15 minutos, por Rúben Neves (quatro) e Maxi (12), e o Dortmund a responder por Mkhitaryan (sete), num ‘tiro’ que embateu na defesa portista.

Após esse período, o conjunto alemão assumiu o comando do jogo, sempre com grande tranquilidade e qualidade na troca da bola, conseguindo ‘adormecer’ o FC Porto, para ‘acabar’ com a eliminatória aos 23 minutos.

Num contra-ataque muito rápido, uma autêntica ‘avalancha’ amarela, Mkhitaryan conduziu pela direita e centrou para o poste contrário, onde apareceu Reus, sozinho, a rematar: Casillas ainda defendeu, mas, na recarga, Aubameyang faturou, com a ajuda da barra e do corpo do guarda-redes espanhol.

Em vantagem, o ‘onze’ germânico passou a controlar por completo os acontecimentos, com o FC Porto a reagir apenas na parte final da primeira parte, em remates perigosos de Evandro (41 minutos) e Varela (42).

Para a segunda metade, Thomas Tuchel deu-se ao luxo de dispensar Hummels e Gündogan, substituídos por Subotic e Sahin, mas nada mudou, com os alemães a continuarem a ‘mandar’ no encontro, quase sempre em posse de bola.

Um calcanhar de Aboubakar, após jogada entre Maxi e Marega, aos 55 minutos, foi um momento raro de emoção, que só voltou sobre o fim, com remates ao ‘ferro’ de Brahimi, aos 87 minutos, e de Mkhitaryan, em ‘cima’ dos 90.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …