Hernâni marca no final do prolongamento e apura FC Porto para as ‘meias’ da Taça

Jose Coelho / EPA

O FC Porto, da I Liga, apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, após derrotar no prolongamento o Leixões, da II Liga, por 2-1, com Hernâni a fazer o golo do triunfo.

O campeão nacional fez sete mexidas relativamente ao ‘onze’ que alinhou frente ao Sporting, com Fabiano na baliza, Mbemba no lugar do lesionado Maxi Pereira, Pepe a estrear-se entre os defesas centrais na vez de Éder MIlitão, Oliver no lugar do lesionado Danilo e Adrian, André Pereira e Fernando Andrade a render Brahimi, Marega e Soares.

Por seu lado, o Leixões manteve a aposta de Luís Ribeiro na baliza para os jogos da Taça de Portugal, num ‘onze’ em que surgiram como novidades Luís Silva e Ceitir a render Amine e Zé Paulo, enquanto na linha avançada Jorge Casquilha trocou Evandro Brandão por Erivaldo.

A equipa visitante adiantou-se no marcador aos 11 minutos, num passe de Oliver para Herrera, que, na grande área, se desembaraçou da marcação e atirou rasteiro e cruzado para o fundo das redes.

O Leixões tentou responder, mas, com o meio-campo portista a ditar leis, foi a baliza dos locais que esteve mais duas vezes em apuros até ao intervalo, em duas finalizações de Fernando Andrade (17 e 36), com a primeira a sair à malha lateral e a segunda sobre a barra.

Os minutos finais da primeira parte mostraram um Leixões a tentar aproximar-se da baliza contrária, mas, mesmo com a irreverência de Lawrence a criar algum alarmismo entre os portistas, a verdade é que Fabiano não teve trabalho.

Em dia de inauguração do quadro eletrónico do Estádio do Mar, a formação da II Liga entrou na segunda parte com pressa de chegar ao empate e com Erivaldo muito ativo na ala direita surgiram mais algumas ameaças, mas sem perigo.

Aos 70, Corona desperdiçou a oportunidade de ‘matar’ o jogo e o prémio para a audácia de Jorge Casquilha chegou através do brasileiro Zé Paulo (78), jogador saído do banco, que anotou o golo do empate através de um remate forte de fora da área, que fez a bola entrar junto ao poste direito.

Até final, Soares (82) ficou perto de marcar, num desvio de cabeça em queda que falhou o alvo, respondendo Bura (89), de livre direto, a fazer a bola passar sobre a barra, acabando a partida por seguir para prolongamento.

O minuto 102 foi de protesto para os ‘dragões’ depois de Soares ter marcado na recarga a um primeiro remate de Marega, que o guarda-redes desviou, mas depois invalidado por fora de jogo.

Herrera e Hernâni tiveram o golo nos pés, mas o extremo só aos 118 minutos festejaria, quando acorreu à assistência de Adrián, após cruzamento de Éder Militão para sentenciar a partida.

Nas meias-finais o FC Porto vai medir forças com o Sporting de Braga, que hoje ganhou ao Desportivo das Aves por 2-1.

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …