Hernâni marca no final do prolongamento e apura FC Porto para as ‘meias’ da Taça

Jose Coelho / EPA

O FC Porto, da I Liga, apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, após derrotar no prolongamento o Leixões, da II Liga, por 2-1, com Hernâni a fazer o golo do triunfo.

O campeão nacional fez sete mexidas relativamente ao ‘onze’ que alinhou frente ao Sporting, com Fabiano na baliza, Mbemba no lugar do lesionado Maxi Pereira, Pepe a estrear-se entre os defesas centrais na vez de Éder MIlitão, Oliver no lugar do lesionado Danilo e Adrian, André Pereira e Fernando Andrade a render Brahimi, Marega e Soares.

Por seu lado, o Leixões manteve a aposta de Luís Ribeiro na baliza para os jogos da Taça de Portugal, num ‘onze’ em que surgiram como novidades Luís Silva e Ceitir a render Amine e Zé Paulo, enquanto na linha avançada Jorge Casquilha trocou Evandro Brandão por Erivaldo.

A equipa visitante adiantou-se no marcador aos 11 minutos, num passe de Oliver para Herrera, que, na grande área, se desembaraçou da marcação e atirou rasteiro e cruzado para o fundo das redes.

O Leixões tentou responder, mas, com o meio-campo portista a ditar leis, foi a baliza dos locais que esteve mais duas vezes em apuros até ao intervalo, em duas finalizações de Fernando Andrade (17 e 36), com a primeira a sair à malha lateral e a segunda sobre a barra.

Os minutos finais da primeira parte mostraram um Leixões a tentar aproximar-se da baliza contrária, mas, mesmo com a irreverência de Lawrence a criar algum alarmismo entre os portistas, a verdade é que Fabiano não teve trabalho.

Em dia de inauguração do quadro eletrónico do Estádio do Mar, a formação da II Liga entrou na segunda parte com pressa de chegar ao empate e com Erivaldo muito ativo na ala direita surgiram mais algumas ameaças, mas sem perigo.

Aos 70, Corona desperdiçou a oportunidade de ‘matar’ o jogo e o prémio para a audácia de Jorge Casquilha chegou através do brasileiro Zé Paulo (78), jogador saído do banco, que anotou o golo do empate através de um remate forte de fora da área, que fez a bola entrar junto ao poste direito.

Até final, Soares (82) ficou perto de marcar, num desvio de cabeça em queda que falhou o alvo, respondendo Bura (89), de livre direto, a fazer a bola passar sobre a barra, acabando a partida por seguir para prolongamento.

O minuto 102 foi de protesto para os ‘dragões’ depois de Soares ter marcado na recarga a um primeiro remate de Marega, que o guarda-redes desviou, mas depois invalidado por fora de jogo.

Herrera e Hernâni tiveram o golo nos pés, mas o extremo só aos 118 minutos festejaria, quando acorreu à assistência de Adrián, após cruzamento de Éder Militão para sentenciar a partida.

Nas meias-finais o FC Porto vai medir forças com o Sporting de Braga, que hoje ganhou ao Desportivo das Aves por 2-1.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …