FC Porto perto de ficar fora da Europa? Parece… mas não

Neil Hall / EPA

FC Porto durante grandes penalidades contra o Arsenal

SC Braga e V. Guimarães a apenas dois pontos, FC Porto pode acabar Liga no 5.º lugar. Mas faltam as contas da Taça de Portugal.

Quando acabou a primeira volta, há menos de três meses, este cenário era impensável, mas agora está mesmo a acontecer: a seis jornadas do fim da I Liga, o FC Porto já está fora da luta (realista) pelo título.

O FC Porto voltou a perder no campeonato. Pela primeira vez, duas derrotas consecutivas na I Liga: primeiro no Estoril, e na noite passada em casa diante do Vitória de Guimarães.

A derrota por 1-2 contra os minhotos manteve o FC Porto no terceiro lugar – porque o Sporting de Braga perdeu em casa com o Arouca – mas agora até o pódio está mais “apertado”.

Os portistas têm 58 pontos, SC Braga e Vitória de Guimarães somam 56 pontos cada. Ou seja, só estão a 2 pontos de distância.

O FC Porto está perto de acabar a época no 5.º lugar – que, nesta época, é sinónimo de ficar fora da Europa.

Portugal desceu para a 7.ª posição na tabela UEFA e, em 2024/25, só duas equipas vão à Liga dos Campeões (campeão e vice-campeão), o 3.º classificado segue para a Liga Europa e o 4.º para a Liga Conferência. Desta vez, o 5.º classificado não vai participar em qualquer competição europeia.

Isto no campeonato. Faltam as contas da Taça de Portugal – que quase de certeza vai garantir a presença europeia dos portistas.

O FC Porto está nas meias-finais. Vai ter de confirmar a vitória fora na primeira “mão”, quando voltar a receber… o Vitória de Guimarães. No primeiro jogo venceu por 1-0 no Minho.

Se vencer a Taça, o FC Porto segue directamente para a fase de grupos da Liga Europa (caso não chegue ainda à Liga dos Campeões, no campeonato).

Mas, mesmo que não vença a Taça, quase de certeza que vai seguir para uma competição europeia, mesmo que termine o campeonato no 5.º lugar.

Porquê? Porque só Sporting e Vitória podem tirar a Taça de Portugal ao Dragão. Essas duas equipas, é quase certo, já vão estar na UEFA na mesma. Isto porque o Moreirense, 6.º classificado, já está a 13 pontos de V. Guimarães e SC Braga. O Sporting já garantiu qualificação europeia.

E assim, sobra uma vaga europeia para o 5.º lugar.

Ou seja, matematicamente o FC Porto ainda pode realmente ficar fora da Europa. Mas é pouco provável.

As contas do título já não devem estar a ser feitas no Dragão: a 13 pontos do líder Sporting quando só pode conquistar 18 pontos. E o Sporting ainda pode ficar a 16 pontos se vencer o jogo em atraso em Famalicão.

Havia apenas 5 pontos a separar Sporting e FC Porto quando acabou a primeira volta.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.