/

FC Porto é adversário “acessível” na Liga dos Campeões

1

Gregório Cunha / Lusa

Análise espanhola aos possíveis adversários do Real Madrid, que conseguiu o apuramento para os oitavos-de-final somente no último jogo. Sorteio marcado para a próxima segunda-feira.

O Real Madrid conseguiu, só na última jornada, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Antes da sexta jornada do Grupo B, o campeão espanhol estava no terceiro lugar mas ficou no primeiro posto: nesta quarta-feira venceu em casa o Borussia Mönchengladbach por 2-0 e viu Inter Milão e Shakhtar Donetsk empatarem sem golos em Itália. Real e Borussia apurados, Shakhtar (de Luís Castro) na Liga Europa.

Como ficou no primeiro lugar do grupo, o Real Madrid será cabeça-de-série no sorteio dos oitavos-de-final da competição. O jornal Marca, pouco depois do final do duelo com o Borussia, classificou como “acessíveis” os possíveis adversários do Real na próxima fase: o FC Porto é um deles, ao lado de Leipzig, Lazio e Atalanta. E escreveu que o sorteio será “muito favorável” para a equipa de Zidane, acrescentando que o FC Porto é um “clássico” na Liga dos Campeões, contando com um Pepe “à prova de fogo”.

A lista de possíveis adversários para o Real Madrid é curta porque não pode defrontar nenhuma das outras quatro formações que ficaram em segundo lugar no respetivo grupo: Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilha são equipas espanholas e o Real já se cruzou com o Borussia Mönchengladbach na fase de grupos.

Nada a ver ser primeiro ou ser segundo“, sublinha o mesmo jornal, que lembra que o Real Madrid, ao chegar à liderança do Grupo B, evitou Bayern Munique, Liverpool, Manchester City, Chelsea, Borussia Dortmund, Juventus e Paris Saint-Germain.

Estes são precisamente os possíveis adversários do FC Porto, excluindo o Manchester City. Manchester United, Ajax e Inter Milão ficaram para trás mas o campeão português não terá vida fácil (como se esperava), seja qual for o líder de grupo que encontre.

Curiosamente, nesta edição da Liga dos Campeões, foram vários os campeões que ficaram no topo do respetivo grupo: o campeão alemão e europeu Bayern continua a ser uma “máquina” na prova; o campeão inglês Liverpool até pode ser mais perigoso agora, após a chegada de Diogo Jota; o campeão italiano Juventus, com Cristiano Ronaldo sempre ameaçador; o campeão francês PSG tem Neymar e Mbappé na frente; e o próprio campeão espanhol Real Madrid, sempre instável, mas com o histórico que se sabe neste torneio. Chelsea e Borussia Dortmund podem ser adversários menos fortes do que os cinco anteriores – mas a qualidade continua a ser elevada.

O FC Porto vai jogar primeiro no Dragão, nos oitavos-de-final.

A primeira mão está marcada para 16/17/23/24 de Fevereiro, sendo a segunda mão a 9/10/16/17 de Março. Todos os jogos vão começar às 20 horas.

O sorteio está marcado para a próxima segunda-feira.

NMT, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.