FC Porto confirma venda de André Silva ao AC Milan por 38 milhões de euros

Fernando Veludo / Lusa

-

O FC Porto anunciou, esta segunda-feira, a venda do avançado internacional português André Silva aos italianos do AC Milan por 38 milhões de euros, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (…) vem informar o mercado que chegou a um acordo com o AC Milan para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol André Silva pelo valor de trinta e oito milhões de euros”, diz o comunicado.

Ainda segundo o documento, “o acordo prevê o pagamento de uma remuneração variável, pelo que o montante global a receber poderá atingir os quarenta milhões de euros”.

“Oficial: André Silva é um novo jogador do AC Milan”, anunciou também o clube milanês no seu site oficial, adiantando que o jogador chega a título definitivo do FC Porto e que rubricou um acordo por cinco anos.

Num vídeo, o jogador de 21 anos é apresentado como novo reforço do clube e, no final, assina o contrato que o liga aos ‘rossoneri’ até 2022.

O avançado protagonizou a sexta transferência mais cara de um futebolista português.

Jogador mais caro vendido pelos dragões

O jovem internacional passa a ser também o mais caro futebolista luso vendido pelos dragões, superando os 30 milhões de euros que Chelsea e Real Madrid pagaram para levar os centrais Ricardo Carvalho e Pepe, respetivamente.

Para 2017/18, a transferência de André Silva passa para o segundo posto entre os jogadores lusos, perdendo apenas para os 50 milhões de euros (mais 20 milhões de euros variáveis) que o Manchester City pagou ao Mónaco para contratar Bernardo Silva.

Em termos globais, o jogador formado no Benfica só perde para os ‘Bola de Ouro’ Cristiano Ronaldo e Luís Figo, contratados pelo Real Madrid ao Manchester United (94 milhões de euros) e ao FC Barcelona (60 milhões de euros), respetivamente.

No quarto posto, está Rui Costa, pelo qual o AC Milan pagou 42 milhões de euros à Fiorentina, e o quinto é de João Mário, que trocou o Sporting pelo Inter de Milão por 40 milhões de euros, mais cinco variáveis.

Atrás de André Silva, seguem mais dois jogadores que, como Bernardo Silva, passaram pelo Seixal: Renato Sanches, transferido do Benfica para o Bayern Munique por 35 milhões de euros, mais 45 milhões de euros variáveis, e André Gomes, que trocou o Valência por FC Barcelona por 35 milhões de euros, mais 20 milhões de euros mediante objetivos.

O top 10 completa-se com Ricardo Carvalho (do FC Porto para o Chelsea), Danny (do Dínamo Moscovo para o Zenit), Pepe (do FC Porto para o Real Madrid) e Fábio Coentrão (do Benfica para o Real Madrid), todos vendidos por 30 milhões de euros.

“Estou muito contente por estar aqui, o Milan é um sonho”

À saída da clínica, onde realizou exames médicos, o jovem jogador mostrou-se feliz e elogiou a grandeza do clube italiano.

“Estou muito contente por estar aqui. Já vi a grandeza do clube. Espero que as coisas corram o melhor possível. O Milan é um sonho. Já sabia a grandeza do clube e uma das razões para vir para cá foi a história do clube e o interesse que mostraram por mim”.

É um clube muito grande. Vir para aqui ajuda-me muito. Espero fazer tudo para conseguir os objetivos do clube”, afirmou o avançado.

André Silva, de 21 anos, representou o FC Porto desde a temporada de 2011/12. Na última época, apontou 21 golos em 44 partidas disputadas na equipa principal dos dragões.

ZAP // Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …