FC Porto confirma venda de André Silva ao AC Milan por 38 milhões de euros

Fernando Veludo / Lusa

-

O FC Porto anunciou, esta segunda-feira, a venda do avançado internacional português André Silva aos italianos do AC Milan por 38 milhões de euros, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (…) vem informar o mercado que chegou a um acordo com o AC Milan para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol André Silva pelo valor de trinta e oito milhões de euros”, diz o comunicado.

Ainda segundo o documento, “o acordo prevê o pagamento de uma remuneração variável, pelo que o montante global a receber poderá atingir os quarenta milhões de euros”.

“Oficial: André Silva é um novo jogador do AC Milan”, anunciou também o clube milanês no seu site oficial, adiantando que o jogador chega a título definitivo do FC Porto e que rubricou um acordo por cinco anos.

Num vídeo, o jogador de 21 anos é apresentado como novo reforço do clube e, no final, assina o contrato que o liga aos ‘rossoneri’ até 2022.

O avançado protagonizou a sexta transferência mais cara de um futebolista português.

Jogador mais caro vendido pelos dragões

O jovem internacional passa a ser também o mais caro futebolista luso vendido pelos dragões, superando os 30 milhões de euros que Chelsea e Real Madrid pagaram para levar os centrais Ricardo Carvalho e Pepe, respetivamente.

Para 2017/18, a transferência de André Silva passa para o segundo posto entre os jogadores lusos, perdendo apenas para os 50 milhões de euros (mais 20 milhões de euros variáveis) que o Manchester City pagou ao Mónaco para contratar Bernardo Silva.

Em termos globais, o jogador formado no Benfica só perde para os ‘Bola de Ouro’ Cristiano Ronaldo e Luís Figo, contratados pelo Real Madrid ao Manchester United (94 milhões de euros) e ao FC Barcelona (60 milhões de euros), respetivamente.

No quarto posto, está Rui Costa, pelo qual o AC Milan pagou 42 milhões de euros à Fiorentina, e o quinto é de João Mário, que trocou o Sporting pelo Inter de Milão por 40 milhões de euros, mais cinco variáveis.

Atrás de André Silva, seguem mais dois jogadores que, como Bernardo Silva, passaram pelo Seixal: Renato Sanches, transferido do Benfica para o Bayern Munique por 35 milhões de euros, mais 45 milhões de euros variáveis, e André Gomes, que trocou o Valência por FC Barcelona por 35 milhões de euros, mais 20 milhões de euros mediante objetivos.

O top 10 completa-se com Ricardo Carvalho (do FC Porto para o Chelsea), Danny (do Dínamo Moscovo para o Zenit), Pepe (do FC Porto para o Real Madrid) e Fábio Coentrão (do Benfica para o Real Madrid), todos vendidos por 30 milhões de euros.

“Estou muito contente por estar aqui, o Milan é um sonho”

À saída da clínica, onde realizou exames médicos, o jovem jogador mostrou-se feliz e elogiou a grandeza do clube italiano.

“Estou muito contente por estar aqui. Já vi a grandeza do clube. Espero que as coisas corram o melhor possível. O Milan é um sonho. Já sabia a grandeza do clube e uma das razões para vir para cá foi a história do clube e o interesse que mostraram por mim”.

É um clube muito grande. Vir para aqui ajuda-me muito. Espero fazer tudo para conseguir os objetivos do clube”, afirmou o avançado.

André Silva, de 21 anos, representou o FC Porto desde a temporada de 2011/12. Na última época, apontou 21 golos em 44 partidas disputadas na equipa principal dos dragões.

ZAP // Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …