FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0.

Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos “dragões”, os homens de Sérgio Conceição deram uma resposta categórica e deixaram algumas boas indicações a uma semana da visita à Luz, em especial Zé Luís, que alcançou um GoalPoint Rating de 10.0, graças aos três golos apontados.

O jogo explicado em números

  • Pressão sufocante por parte dos “dragões” desde o apito inicial, recompensada com um golo logo aos 11 minutos, de Zé Luís, num remate de fora da área. Momentos antes, o avançado cabo-verdiano já estivera perto de rematar, mas Makaridze acabou por fazer uma defesa por instinto. Os “azuis-e-brancos” fecharam o primeiro quarto-de-hora com 78% de posse de bola, 89% de eficácia de passe e seis remates, dois deles enquadrados e um ao poste.
  • Zé Luís não estava satisfeito com o golo apontado e bisou aos 20 minutos. Tudo começou num livre da esquerda batido por Alex Telles, com Pepe a desviar para o segundo poste, onde o cabo-verdiano mergulhou para o 2-0, apontando o seu terceiro golo pelo FC Porto em todas as competições.
  • Mesmo sem ter tido influência directa em nenhum dos golos, Alex Telles brilhou durante os primeiros 30 minutos do desafio. Dos sete passes para finalização do FC Porto, quatro foram da sua autoria, e realizou ainda dois cruzamentos eficazes, três duelos ganhos em quatro disputados e ainda uma acção defensiva.
  • O passar dos minutos trouxe pouco ao Vitória, que foi uma equipa inconsequente durante grande parte do primeiro tempo. A cinco minutos do intervalo, os sadinos ainda só tinham duas acções com bola na área contrária e continuavam sem um único passe para finalização. Mais: Makaridze liderava a sua equipa tanto em passes (17) como em acções com bola (29).
  • Primeira parte de altíssimo nível do FC Porto, que foi dominante em todas as vertentes.
  • A equipa de Sérgio Conceição criou ocasiões de perigo em grande número, mas acabou por tirar partido da qualidade de finalização de Zé Luís, que marcou por duas vezes com um registo de expected goals (xG) de somente 0,3, com a única situação flagrante a ter pertencido ao Vitória, desperdiçada por Hachadi.
  • O antigo jogador do Spartak Moscovo chegou ao intervalo com nota 9.0 nos GoalPoint Rating, juntando aos dois golos marcados dois dribles eficazes, três duelos aéreos ganhos, duas situações de remate criadas e 100% de eficácia de passe.
  • O FC Porto abrandou o ritmo no reatamento do desafio e não conseguiu enquadrar nenhum dos quatro remates que fez nos primeiros 15 minutos. Destaque para a boa reacção da equipa do Vitória, que até foi mais eficaz a distribuir a bola do que o adversário (89%-85%) e teve 48% de posse.
  • Mas a resposta dos “dragões” não se fez esperar. Aos 63 minutos, Zé Luís fez o “hat-trick” de cabeça, surgindo imponente no meio da área contrária após um canto batido por Alex Telles. Um minuto depois, Luis Díaz fez o 4-0 à boca da baliza a passe de Marega, que rubricava uma assistência ao seu terceiro passe para finalização.
  • Uma dupla defesa de Marchesín, aos 77 minutos, impediu o Vitória de conseguir um golo que parecia certo. Os sadinos já levavam mais remates enquadrados no decorrer da segunda parte do que o adversário (3-2), mas o argentino continuava a ser uma autêntica muralha na baliza portista.
  • Mesmo com pouca influência nas manobras ofensivas da sua equipa, Corona deu nas vistas pela sua enorme entrega. O mexicano, que actuou a lateral-direito, chegou aos 90 minutos com oito desarmes, mais seis do que qualquer outro portista, 26 duelos (15 dos quais ganhos) e ainda 93 acções com bola.

O melhor em campo GoalPoin

Noite de sonho para o recém-chegado Zé Luís, que saltou para o topo da lista dos melhores marcadores, a par de Pizzi, com os três golos apontados este sábado.

O jogador cabo-verdiano, que ainda desperdiçou uma ocasião flagrante, rematou seis vezes ao longo da partida, quatro delas à baliza, e obteve um registo de expected goals (xG) de 0,6, o que torna o seu feito ainda mais notável.

José Coelho / Lusa

Mas nem só de golos se fez a sua exibição: ainda criou duas situações de perigo, venceu os quatro duelos aéreos que disputou e foi eficaz em dois dos três dribles que tentou executar.

Tudo somado, fechou as contas da partida com um nota 10.0 nos GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Alex Telles 7.5 – Liderou a partida em passes para finalização, com cinco, quatro deles nos primeiros 20 minutos, mas ficou-se por apenas uma assistência. Venceu os dois duelos aéreos ofensivos em que esteve envolvido e rematou uma vez ao poste.
  • Marcano 6.6 – Imperial no ar, perdeu apenas dois duelos aéreos em nove. Somou ainda um drible eficaz, quatro acções defensivas e 12 passes progressivos certos, mas a sua nota acabou penalizada pela ocasião flagrante que desperdiçou.
  • Sílvio 6.1 – O experiente defesa foi o melhor jogador dos sadinos. Criou uma ocasião flagrante, venceu os dois duelos aéreos defensivos que disputou e somou 13 acções defensivas.
  • Marchesín 6.1 – Não sofreu nenhum golo mas esteve longe de ter uma noite tranquila, contabilizando cinco defesas, apenas menos uma do que Makaridze.
  • Romário Baró 5.0 – Exibição discreta do jovem português. Falhou sete passes em 32, fez um disparo e não criou nenhuma situação de remate.
  • Hachadi 3.8 – Desperdiçou as duas ocasiões flagrantes de que dispôs. Sofreu ainda três desarmes e venceu apenas um duelo aéreo em seis disputados.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …