FC Porto 2-0 Gil Vicente | Dragão está na Final Four da Taça da Liga

José Coelho / Lusa

O FC Porto apurou-se esta quarta-feira para a ‘final four’ da Taça da Liga, ao vencer o Gil Vicente nos quartos de final, por 2-0, agendando encontro com o Académico de Viseu.

No Estádio do Dragão, no Porto, os tentos do brasileiro Galeno, logo aos três minutos, e do iraniano Mehdi Taremi, aos 68, ambos a passe de Otávio, conduziram os campeões nacionais à 11.ª presença nas meias-finais, cinco das quais já no formato de ‘final four’, que tem vigorado desde 2016/17 e não contou com o clube ‘azul e branco’ em 2021/22.

O FC Porto selou o êxito com o Gil Vicente em inferioridade numérica, devido à expulsão com duplo cartão amarelo de Danilo Veiga, aos 63 minutos, e quebrou o ciclo invicto do finalista derrotado da Taça da Liga em 2011/12 ao quarto desafio na ‘era’ Daniel Sousa.

Os ‘dragões’ vão defrontar o Académico de Viseu, da II Liga, na final four’ da 16.ª edição da prova, que decorrerá pela terceira época seguida em Leiria, de 24 a 28 de janeiro de 2023, almejando ‘vingar’ as decisões perdidas em 2009/10, 2012/13, 2018/19 e 2019/20.

À imagem da goleada caseira sobre o Vizela (4-0), na terceira e última ronda da primeira fase, os anfitriões entraram a vencer na primeira ocasião gerada, ao terceiro minuto, com Otávio a lançar o ‘tiro’ certeiro de Galeno na cobrança rápida de um livre a meio-campo.

A jogada começou por ser anulada por fora de jogo, numa decisão revertida com recurso ao videoárbitro (VAR), que conferiu conforto madrugador à equipa de Sérgio Conceição, cujo ‘onze’ inicial teve como novidades o médio internacional português e Mehdi Taremi.

O FC Porto voltou, porém, a acusar inconstância exibicional na primeira parte e baixou a pressão perante um atrevido conjunto de Daniel Sousa, que operou quatro mudanças em relação ao êxito logrado no terreno do Portimonense (3-0) e foi ameaçando a igualdade.

Se Otávio ainda aproveitou um passe equivocado de Lucas Cunha para colocar à prova Stanislav Kritciuk, aos 19 minutos, Cláudio Ramos negou um desvio sorrateiro de Kanya Fujimoto face ao centro de Juan Boselli, aos 17, e saiu aos pés de Fran Navarro, aos 31.

O espanhol ainda marcaria em posição irregular aos 39 minutos, salientando o caudal do Gil Vicente, que viu Giorgi Aburjania errar o alvo num livre frontal, aos 41, e Boselli deixar para trás dois opositores na linha de fundo para nova defesa de Cláudio Ramos, aos 45.

Toni Martínez foi rendido ao intervalo por Evanilson, que chocou com Ali Alipour e durou apenas 10 minutos em campo, fase em que até chegou a lançar Galeno para um ‘disparo’ contra Kritciuk, aos 53, desfecho repetido numa tentativa de ‘chapéu’ do suplente Pepê, aos 62.

No minuto seguinte, Danilo Veiga voltou a mostrar dificuldades para suster a marcha de Galeno no flanco esquerdo do FC Porto e foi punido com segundo cartão amarelo, abalando as aspirações do Gil Vicente, que acabara de incluir Kevin Medina e Né Lopes.

Fábio Cardoso ainda teve uma perdida flagrante na pequena área, aos 64, mas Taremi dissiparia a incerteza no resultado quatro minutos mais tarde, ao corresponder ao passe atrasado de Otávio, que tinha sido lançado pelo canhoto Wendell, para determinar o 2-0.

Os pupilos de Daniel Sousa jamais se reergueram e facilitaram a gestão da formação de Sérgio Conceição, que quase festejou Matheus Uribe, aos 76 e 79 minutos, e Wendell, num golo anulado por fora de jogo aos 86, após defesa de Kritciuk ante Gonçalo Borges.

ZAP // F365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.