FBI e UE neutralizaram o vírus mutante quase perfeito

Uma força policial internacional persegue um criminoso, que se transforma diante dos seus olhos e foge precisamente quando parece que está prestes a ser capturado. Não estamos a falar de Mystique, dos X-Men, mas de um perigoso vírus informático agora neutralizado.

O vírus Beebone, recentemente desactivado  pelo FBI e pela União Europeiaalterava a sua identidade até 19 vezes por dia.

No seu auge, em setembro de 2014, o malware controlava até 100 mil computadores diariamente.

Os criminosos utilizavam-no para roubar passwords e fazer download de outros programas, que por sua vez infectavam os computadores afectados.

As autoridades pediram já às cerca de 12 mil vítimas do vírus que descarreguem agora e usem novas ferramentas, desenvolvidas para remover o vírus e limpar os computadores afectados.

Altamente sofisticado

Uma vez no computador da vítima, o Beebone opera como uma aplicação de downloads, que pode ser controlada remotamente pelos criminosos, escondidos por trás do programa.

O vírus foi utilizado para forçar os sistemas infectados descarregar e instalar da Internet outros malwares, cada um mais destruidor que o anterior.

Alguns destes malwares roubavam passwords, outros bloqueavam ficheiros sensíveis e pediam um resgate para os libertar. Outros, conhecidos como rootkits, acediam secretamente a informação do computador, ou deitar abaixo sites de empresas e instituições.

A empresa de segurança em informática Intel Security, que ajudou a polícia a neutralizar o malware, diz ter visto o Beebone mudar de identidade até 19 vezes por dia, para iludir os métodos anti-virais tradicionais.

“O Beebone é altamente sofisticado. Muda regularmente o seu identificador único, faz download de novas versões de si próprio, e pode mesmo detectar quando está a ser isolado, estudado ou atacado”, explica à BBC Raj Samani, director de tecnologia da empresa.

“Este vírus conseguia bloquear com sucesso as tentativas de o destruir”, assegura Samani.

Operação Beebone

A Operação Beebone foi levada a cabo pela Força de Acção Conjunta contra o crime cibernético, estabelecida pela União Europeia para combater o crime internacional na internet.

A equipa conseguiu neutralizar o vírus, evitando que ele se ligasse aos servidores que usava para controlar e enviar instruções aos computadores infectados.

Quase 100 domínios .com, .net e .org foram neutralizados utilizando uma técnica denominada “sinkhole“, um processo pelo qual o tráfico destinado a IPs específicos é redireccionado desde o ponto controlado pelos criminosos até ao ponto controlado pelas autoridades.

Isso permite aos investigadores ver como se comporta a aplicação e interceptar, assim, pedidos de novas instruções do malware.

O FBI colaborou na operação, redirecionando o tráfego da maioria dos endereços web usados pelos criminosos, que operavam sob a jurisdição dos Estados Unidos.

Na operação, participaram também empresas privadas como a Intel Security, a Kaspersky e a Shadowserver.

Vários especialistas em segurança consideram que as consequências do ataque podiam ter sido muito piores.

Segundo o chefe de operações do Centro Europeu contra o crime cibernético, Paul Gillen, a agência vai analisar agora se é possível identificar os responsáveis pelos ataques, e levá-los à Justiça.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …