Fatos à medida de alfaiate de luxo tramam (ainda mais) François Fillon

fondapol / Flickr

François Fillon

O candidato conservador à presidência francesa, François Fillon, terá recebido fatos por medida no valor de 48.500 euros, num novo escândalo a juntar-se ao caso dos empregos fictícios da sua mulher e filhos, já entregue à justiça.

De acordo com o semanário Journal du Dimanche (JDD), desde 2012 que Fillon manda fazer os seus fatos no alfaiate Arnys, famoso por vestir os ricos e famosos. A roupa foi depois paga de duas formas: 35.500 euros em dinheiro, entregue por uma jovem mulher na própria loja, e o restante em cheques.

A loja Arnys, na margem esquerda do Sena, ficou famosa por vestir personalidades como Andy Warhol e Yves Saint Laurent.

Uma encomenda de dois fatos entregue no início de fevereiro foi paga precisamente por cheque, assinado por um “amigo generoso” que pediu ao jornal para não ser identificado. “Paguei a pedido de François Fillon”, disse ao JDD o signatário, que acrescentou: “Já agora, sem ter recebido o mais pequeno agradecimento desde então”.

O porta-voz de Fillon, Luc Chatel, reagiu de forma violenta à notícia do JDD, afirmando que faz parte da “campanha de esgoto” contra o candidato. “Até que ponto vão levar isto?”, questionou Luc Chatel.

“Vão também questionar sobre se a sua avó contraiu um empréstimo na Rússia, e se o declarou na sua declaração de património?”, atirou Chatel na rádio pública francesa.

Um dos elementos próximos de Fillon confirmou, entretanto, que um dos seus amigos lhe deu de presente dois fatos Arnys em fevereiro, acrescentando que “nada houve de repreensível” nisso. No entanto, desmentiu os pagamentos em dinheiro. “Nenhum alfaiate sério aceitaria pagamentos em dinheiro desse tipo de quantia”, sublinhou.

A primeira volta das eleições presidenciais francesas decorre dentro de seis semanas. Na quarta-feira, Fillon, de 63 anos, responde na justiça pelas acusações de ter criado empregos fictícios para a mulher e os filhos.

Depois de uma investigação preliminar aberta em 25 de janeiro, a procuradoria decidiu avançar com este inquérito judicial sobre a obtenção de alegados falsos empregos no parlamento por parte de Fillon para a sua mulher e dois filhos.

Fillon foi uma das candidaturas presidenciais mais fortes, mas perdeu força depois de estes casos serem conhecidos. O candidato já admitiu que empregou a mulher e os filhos, mas argumentou que os empregos eram reais e que esta prática era legal na altura.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …