Há dois fatores que estão a fazer disparar a mortalidade da covid-19 entre homens

Guillaume Horcajuelo / EPA

Carga viral e evolução da infeção são dois fatores que estão a fazer disparar a mortalidade por covid-19 entre homens, revela um novo estudo.

Estatisticamente falando, homens e mulheres têm uma probabilidade semelhante de contrair covid-19, mas os homens enfrentam um maior risco de morte. Se a juntar a isto, o paciente tiver mais de 65 anos, é uma receita que pode ser literalmente fatal.

Um novo estudo sugere que as mortes associadas à idade e ao sexo são influenciadas por variadas resposta imunológicas ao SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Essas respostas podem depender de dois elementos críticos: carga viral e evolução da infeção. Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista científica PLOS Biology.



Em declarações à Inverse, o autor da investigação, Alex Greninger, disse que esta descoberta pode levar ao desenvolvimento de melhores tratamentos para a covid-19 no futuro.

“Precisamos de descobrir uma maneira de induzir essa resposta imunológica no início da doença para interromper a replicação viral”, disse o especialista.

A equipa de investigadores analisou as amostras de 430 zaragatoas que continham o SARS-CoV-2 e de 54 que não tinham o vírus. Isto permitiu que os cientistas vissem exatamente onde o vírus se está a replicar para perceber a resposta imune inata ao vírus onde é mais importante”, explicou Greninger.

Os cientistas descobriram então que as respostas das células imunológicas não foram ativadas até três dias após a infeção ter ocorrido. Por sua vez, cargas virais também causaram a flutuação da composição e funcionamento destas células.

Segundo a Inverse, as respostas severas observadas entre homens e idosos foram motivadas especialmente pela quantidade de vírus presente.

Interferões são as proteínas produzidas pelas células que se encontram infetadas por um vírus, e que tornam estas células resistentes a qualquer outra infeção vírica. Os cientistas acreditam que o timing da resposta destas células influencia a evolução da covid-19 num paciente.

Após observação, os investigadores verificaram que os genes responsivos aos interferões foram encontrados com mais frequência nas amostras de homens mais velhos. “Foi esmagadoramente a carga viral que impulsionou essa resposta”, explicou o autor do estudo à Inverse.

A equipa também encontrou 19 genes que poderiam explicar as diferenças na resposta à infeção entre sexos, embora, segundo Greninger, estes genes “eram um bocado independentes da ampla resposta antiviral”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …