Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Rovena Rosa / ABr

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas.

De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, a velocidade a que as gotículas de saliva se evaporam, determinada pela temperatura e humidade relativa da atmosfera, é um fator chave no ritmo de proliferação da covid-19.

Através de um modelo informático, a equipa descobriu que “as altas temperaturas e a baixa humidade provocam altas taxas de evaporação das gotículas de saliva contaminadas, o que reduz significativamente a viabilidade do vírus”, afirma Talib Dbouk, um dos autores do estudo publicado, esta terça-feira, na revista científica Physics of Fluids.

Além disso, os investigadores examinaram a influência da velocidade do vento na propagação do vírus, tendo descoberto que a nuvem de gotículas contaminadas mantém a sua forma esférica tanto com ventos de 10 metros por segundo como de 15 metros por segundo. Portanto, o distanciamento social deve ser respeitado não só na direção do vento, mas também na direção perpendicular a ele, acrescentam os cientistas.

“Estas descobertas devem ser tidas em conta devido à possibilidade de uma segunda vaga no outono e no inverno, quando as baixas temperaturas e as altas velocidades do vento aumentarão a sobrevivência e a transmissão do vírus no ar”, afirma a equipa.

A pandemia do novo coronavírus já infetou mais de 31 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo mais de cinco milhões na Europa, segundo um recente balanço da agência AFP.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Deve ser por isso, que Itália com o seu clima quente e seco, teve das piores taxas de propagação em toda a Europa, logo no primeiro surto. Por outro lado é curiosíssimo virem dizer isto com base na teoria da propagação pelo ar, no meso dia em que por toda a comunicação social, saiu a notícia de que CDC reconhece erro ao dizer que o coronavírus se transmite por via aérea.

    Enfim… Percam mais tempo a pesquisar as coisas a sério antes de se apressarem em vir para a comunicação social à primeira teoria. Isto só mostra que mais importante do que fazer investigação científica, é aparecer na comunicação social.

    • O senhor esqueceu-se do factor comportamento social. Aqui em Portugal nós cumprimentamos as senhoras com um beijinho e daí o risco aumenta, mas cumprimentamos os homens com um aperto de mão.
      Se tivesse ido a Itália sabia que socialmente os homens se beijam na cara da mesma forma, ou seja, duas vezes mais hipóteses de ficarem infectados.
      Já andou nos transportes publicos em Itália? CHEIOS
      Já comeu num restaurante em Itália? APERTADO
      Acha que Itália é o que ve em filmes ? EStá enganado
      .

    • Em Milão, o Verão é morno e húmido, o Inverno muito frio. Ao longo do ano, a temperatura varia entre -1º C e 30º C. Em fevereiro foram detetados os primeiros casos de Covid-19 na Lombardia. Quando se parte de uma premissa falsa, tudo o mais é errado.

  2. Blá blá, blá, o vírus 19 existe desde a ano passado, muito antes de Novembro, segundos eles (OMS) e afins, ocultaram dos interessados, lá saberão o porquê, agora dizem de novo a mesma lenga lenga que todos já sabemos , bla bla bla …

  3. É curiosíssimo virem dizer isto com base na teoria da propagação pelo ar, no meso dia em que por toda a comunicação social, saiu a notícia de que CDC reconhece erro ao dizer que o coronavírus se transmite por via aérea. Deve ser por isso, que Itália com o seu clima quente e seco, teve das piores taxas de propagação em toda a Europa, logo no primeiro surto.

    Enfim… Percam mais tempo a pesquisar as coisas a sério antes de se apressarem em vir para a comunicação social à primeira teoria. Isto só mostra que mais importante do que fazer investigação científica, é aparecer na comunicação social.

  4. Covid-19 é mais um da família coronavirus.
    HIV, Ébola, Gripe Espanhola, vários Câncer, são todos da família, mataram e continuam a matar milhões, mas o mundo não parou!?
    Este vírus, é um actor de teatro, contratado, por lobbies políticos, médicos, cientistas, comunicação social e farmacêuticas, que visa pela pandemia do medo, tirar-nos os direitos e liberdades.
    Em suma, escravizar e manipular o povo, matar o excesso, é a nova ordem mundial.

    • Não percebi bem qual é o culto concreto da tua igreja conspiracionista.
      A tua teoria é a de que o vírus não existe e a pandemia é falsa e é tudo uma fabricação das televisões e que os hospitais estão vazios e não está ninguém a morrer e que é tudo inventado para se vender vacinas e controlar as populações?
      Ou a tua teoria é a de que a pandemia existe e o vírus anda por aí a matar pessoas, mas que o virus foi criado em laboratório para se vender vacinas e controlar as populações?
      Não vejo que possa ser as duas. Qual delas é? Concretamente?

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …