Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Rovena Rosa / ABr

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas.

De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, a velocidade a que as gotículas de saliva se evaporam, determinada pela temperatura e humidade relativa da atmosfera, é um fator chave no ritmo de proliferação da covid-19.

Através de um modelo informático, a equipa descobriu que “as altas temperaturas e a baixa humidade provocam altas taxas de evaporação das gotículas de saliva contaminadas, o que reduz significativamente a viabilidade do vírus”, afirma Talib Dbouk, um dos autores do estudo publicado, esta terça-feira, na revista científica Physics of Fluids.

Além disso, os investigadores examinaram a influência da velocidade do vento na propagação do vírus, tendo descoberto que a nuvem de gotículas contaminadas mantém a sua forma esférica tanto com ventos de 10 metros por segundo como de 15 metros por segundo. Portanto, o distanciamento social deve ser respeitado não só na direção do vento, mas também na direção perpendicular a ele, acrescentam os cientistas.

“Estas descobertas devem ser tidas em conta devido à possibilidade de uma segunda vaga no outono e no inverno, quando as baixas temperaturas e as altas velocidades do vento aumentarão a sobrevivência e a transmissão do vírus no ar”, afirma a equipa.

A pandemia do novo coronavírus já infetou mais de 31 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo mais de cinco milhões na Europa, segundo um recente balanço da agência AFP.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Deve ser por isso, que Itália com o seu clima quente e seco, teve das piores taxas de propagação em toda a Europa, logo no primeiro surto. Por outro lado é curiosíssimo virem dizer isto com base na teoria da propagação pelo ar, no meso dia em que por toda a comunicação social, saiu a notícia de que CDC reconhece erro ao dizer que o coronavírus se transmite por via aérea.

    Enfim… Percam mais tempo a pesquisar as coisas a sério antes de se apressarem em vir para a comunicação social à primeira teoria. Isto só mostra que mais importante do que fazer investigação científica, é aparecer na comunicação social.

    • O senhor esqueceu-se do factor comportamento social. Aqui em Portugal nós cumprimentamos as senhoras com um beijinho e daí o risco aumenta, mas cumprimentamos os homens com um aperto de mão.
      Se tivesse ido a Itália sabia que socialmente os homens se beijam na cara da mesma forma, ou seja, duas vezes mais hipóteses de ficarem infectados.
      Já andou nos transportes publicos em Itália? CHEIOS
      Já comeu num restaurante em Itália? APERTADO
      Acha que Itália é o que ve em filmes ? EStá enganado
      .

    • Em Milão, o Verão é morno e húmido, o Inverno muito frio. Ao longo do ano, a temperatura varia entre -1º C e 30º C. Em fevereiro foram detetados os primeiros casos de Covid-19 na Lombardia. Quando se parte de uma premissa falsa, tudo o mais é errado.

  2. Blá blá, blá, o vírus 19 existe desde a ano passado, muito antes de Novembro, segundos eles (OMS) e afins, ocultaram dos interessados, lá saberão o porquê, agora dizem de novo a mesma lenga lenga que todos já sabemos , bla bla bla …

  3. É curiosíssimo virem dizer isto com base na teoria da propagação pelo ar, no meso dia em que por toda a comunicação social, saiu a notícia de que CDC reconhece erro ao dizer que o coronavírus se transmite por via aérea. Deve ser por isso, que Itália com o seu clima quente e seco, teve das piores taxas de propagação em toda a Europa, logo no primeiro surto.

    Enfim… Percam mais tempo a pesquisar as coisas a sério antes de se apressarem em vir para a comunicação social à primeira teoria. Isto só mostra que mais importante do que fazer investigação científica, é aparecer na comunicação social.

  4. Covid-19 é mais um da família coronavirus.
    HIV, Ébola, Gripe Espanhola, vários Câncer, são todos da família, mataram e continuam a matar milhões, mas o mundo não parou!?
    Este vírus, é um actor de teatro, contratado, por lobbies políticos, médicos, cientistas, comunicação social e farmacêuticas, que visa pela pandemia do medo, tirar-nos os direitos e liberdades.
    Em suma, escravizar e manipular o povo, matar o excesso, é a nova ordem mundial.

    • Não percebi bem qual é o culto concreto da tua igreja conspiracionista.
      A tua teoria é a de que o vírus não existe e a pandemia é falsa e é tudo uma fabricação das televisões e que os hospitais estão vazios e não está ninguém a morrer e que é tudo inventado para se vender vacinas e controlar as populações?
      Ou a tua teoria é a de que a pandemia existe e o vírus anda por aí a matar pessoas, mas que o virus foi criado em laboratório para se vender vacinas e controlar as populações?
      Não vejo que possa ser as duas. Qual delas é? Concretamente?

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …