Fátima à espera de milhares de emigrantes

José Gomes / Flickr

-

Milhares de pessoas são esperadas hoje e na quarta-feira, no Santuário de Fátima, para a peregrinação dos migrantes que, este ano, destaca os emigrantes portugueses, devido ao “grande aumento” do seu número nos últimos anos.

A peregrinação, integrada na 42ª Semana Nacional de Migrações, uma iniciativa da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e da Obra Católica Portuguesa de Migrações, é presidida pelo bispo da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos.

O prelado foi, na década de 1970, responsável pastoral da comunidade portuguesa emigrante da paróquia de S. João Baptista de Neuilly-sur Seine, em França.

Esta peregrinação é a que tradicionalmente maior número de fiéis reúne na Cova da Iria, depois das de 13 de maio e de 13 de outubro, e começa esta terça-feira às 18h30, na Capelinha das Aparições, com o acolhimento pelo bispo de Leiria-Fátima, e saudação pelo prelado do Porto, seguindo-se, três horas depois, a recitação do terço, a procissão das velas e a celebração da eucaristia.

As cerimónias são retomadas na manhã de quarta-feira com a recitação do terço, às 9h15, na Capelinha das Aparições, e pelas 10h, começa a missa, a principal celebração, que inclui a oferta de trigo – uma tradição que se repete desde 1940, em todos os dias 13 de agosto -, a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Segundo o Santuário de Fátima, durante o ano de 2013 foram oferecidos ao templo 11.213 quilos de trigo e 404 quilos de farinha, onde se consumiram aproximadamente 15.000 hóstias e 1.455.000 partículas, nas 6.955 missas celebradas.

O diretor da Obra Católica Portuguesa de Migrações, frei Francisco Sales Diniz, explicou que a peregrinação dos migrantes é, este ano, centrada nos emigrantes portugueses, devido “ao grande aumento do número de emigrantes”, alguns “com tantas dificuldades lá fora e a viverem situações dramáticas”.

Estima-se que, entre 2007 e 2012, deixaram o país, em média, 80 mil portugueses por ano.

Até segunda-feira de manhã, estavam inscritos no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima 29 grupos, nacionais e estrangeiros.

A peregrinação dos migrantes é o ponto alto da 42ª Semana Nacional de Migrações – este ano subordinada ao tema “Migrações, rumo a um mundo melhor” – que arrancou no domingo e termina no dia 17.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …