Fátima à espera de milhares de emigrantes

José Gomes / Flickr

-

Milhares de pessoas são esperadas hoje e na quarta-feira, no Santuário de Fátima, para a peregrinação dos migrantes que, este ano, destaca os emigrantes portugueses, devido ao “grande aumento” do seu número nos últimos anos.

A peregrinação, integrada na 42ª Semana Nacional de Migrações, uma iniciativa da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e da Obra Católica Portuguesa de Migrações, é presidida pelo bispo da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos.

O prelado foi, na década de 1970, responsável pastoral da comunidade portuguesa emigrante da paróquia de S. João Baptista de Neuilly-sur Seine, em França.

Esta peregrinação é a que tradicionalmente maior número de fiéis reúne na Cova da Iria, depois das de 13 de maio e de 13 de outubro, e começa esta terça-feira às 18h30, na Capelinha das Aparições, com o acolhimento pelo bispo de Leiria-Fátima, e saudação pelo prelado do Porto, seguindo-se, três horas depois, a recitação do terço, a procissão das velas e a celebração da eucaristia.

As cerimónias são retomadas na manhã de quarta-feira com a recitação do terço, às 9h15, na Capelinha das Aparições, e pelas 10h, começa a missa, a principal celebração, que inclui a oferta de trigo – uma tradição que se repete desde 1940, em todos os dias 13 de agosto -, a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Segundo o Santuário de Fátima, durante o ano de 2013 foram oferecidos ao templo 11.213 quilos de trigo e 404 quilos de farinha, onde se consumiram aproximadamente 15.000 hóstias e 1.455.000 partículas, nas 6.955 missas celebradas.

O diretor da Obra Católica Portuguesa de Migrações, frei Francisco Sales Diniz, explicou que a peregrinação dos migrantes é, este ano, centrada nos emigrantes portugueses, devido “ao grande aumento do número de emigrantes”, alguns “com tantas dificuldades lá fora e a viverem situações dramáticas”.

Estima-se que, entre 2007 e 2012, deixaram o país, em média, 80 mil portugueses por ano.

Até segunda-feira de manhã, estavam inscritos no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima 29 grupos, nacionais e estrangeiros.

A peregrinação dos migrantes é o ponto alto da 42ª Semana Nacional de Migrações – este ano subordinada ao tema “Migrações, rumo a um mundo melhor” – que arrancou no domingo e termina no dia 17.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …

"Esquemas ou pseudo-negócios" de youtubers. Windoh nega "burla" em cursos online

Mais de nove mil pessoas assinaram uma petição que pede à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue youtubers e influenciadores digitais, que define como "modernos burlões", por alegados "esquemas …