Mulheres que comem muito fast food podem ter mais dificuldades em engravidar

Mulheres que comem fast food com regularidade e deixam de lado o consumo de fruta podem ter mais dificuldades em engravidar.

No fundo, a conclusão do estudo é que uma dieta nutritiva aumenta a capacidade reprodutiva. A “comida de plástico” e a ausência de fruta aumentam as probabilidades de uma mulher ter problemas a engravidar.

Uma análise com 5.598 mulheres mostrou que as que se alimentam quatro ou mais vezes por semana de fast food tendiam a demorar um mês a mais a engravidar do que as que comiam raramente ou nunca.

Além disso, os investigadores concluíram que as mulheres que comem menos do que três peças de fruta por mês demoram, em média, mais 50% de tempo a engravidar, em comparação com mulheres que comem mais do que três unidades mensalmente.

Avaliando a possibilidade de as mulheres analisada não engravidarem no período de um anos, os cientistas identificaram que, na média geral, essa possibilidade era de 8% e que subia para 12% entre as mulheres que comiam pouca fruta e para 16% entre as mulheres que consumiam fast food excessivamente.

“Os resultados mostram que uma dieta de qualidade, equilibrada, com muitas frutos e o mínimo consumo de fast food, melhora a fertilidade e reduz o tempo de engravidar”, afirmou Claire Roberts, líder da investigação de professora da Universidade de Adelaide, na Austrália.

O estudo, publicado recentemente na Human Reproduction, mostrou ainda – para surpresa dos investigadores – que não existe qualquer ligação entre o tempo que uma mulher demora a engravidar e a ingestão de vegetais ou peixe.

Assim, só foram identificados os efeitos “protetores” das frutas. “Frutas e vegetais contêm uma variedade enorme de antioxidantes que podem, de facto, beneficiar a fertilidade. No entanto, como só questionamos as participantes a respeito de vegetais com folhas verdes, e não de outro tipo de vegetais, limitamos o nosso conhecimento sobre o impacto que os vegetais podem ter na fertilidade de uma mulher”, adianta a especialista.

Além disso, os cientistas admitem a possibilidade de outros fatores externos poderem ter afetado os resultados da investigação. No entanto, garantem que existem várias evidências de que a dieta da mulher afeta a sua probabilidade de engravidar.

Ainda assim, foram registadas complicações no estudo – para as quais os cientistas chamam a atenção – tais como a dificuldade de as mulheres entrevistadas se lembrarem do que tinham comido nos meses antes de engravidar.

Apesar disso, o estudo sustenta algo que muitos profissionais de saúde têm vindo a defender ao longo dos tempos: “refeições saudáveis são benéficas para casais que estão a tentar ter filhos”, conclui Claire Roberts.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também quero uma bolsa de estudo para investigar coisas completamente descabidas (lá vai a comunidade médica cair-me em cima), e insistir num “mainstream” inventado. Não tenho nada contra a alimentação saudável, mas parece-me que há uma corrente que se está a tornar demasiado fanática, querendo impor à força um determinado estilo de vida. Já presenciei esta postura noutras sociedades e algumas acabaram bastante mal. Como se já diz o povo “nem oito, nem oitenta”.

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …