O que aconteceu a Jamie Vardy?

Adam Vaughan/EPA

Jamie Vardy no Liverpool-Leicester

Goleador deixou de ser goleador. “Nunca mais será o mesmo jogador” – e o Leicester City sofre na classificação.

Este assunto estava guardado nas nossas notas há alguns meses. Mais concretamente desde o dia 18 de Outubro de 2022.

Na altura, Jamie Vardy tinha 10 jogos disputados pelo Leicester City na Premier League, a maioria como titular. E tinha marcado… zero golos.

Agora já chegámos praticamente a meio do campeonato; a primeira volta terminou nesta semana (no calendário, porque há muitos jogos em atraso).

Com 18 jogos na Premier League, com quase 1.000 minutos em campo, até agora o avançado marcou… um golo.

Um golo no campeonato, diga-se. Porque, pouco antes do Mundial 2022, bisou num jogo da Taça da Liga e marcou um golo na Taça de Inglaterra logo a seguir ao Mundial.

Quatro golos no total, três deles contra os “poderosos” Newport County e MK Dons. O outro, o único na Premier League, foi contra o Wolverhampton – e marcou quando a sua equipa já vencia por 3-0.

20 jogos, quatro golos em 2022/23. 17 golos na época passada e na anterior, 23 em outras duas, 24 golos quando foi campeão nacional… Desde 2015/16 que Jamie Vardy marca, no mínimo, 16 golos por época. Média de quase 20 golos por temporada. Um goleador a sério, regular.

Mas provavelmente “nunca mais será o mesmo jogador”, avisa o analista Daniel Storey no jornal i britânico.

Ainda nesta terça-feira, contra o Fulham, o internacional inglês mostrou que já não tem o nível de outros tempos, ao desperdiçar oportunidades que, noutras épocas, não desperdiçava.

E há um motivo óbvio: 35 anos. A idade nunca pára de avançar. Já chegámos à altura em que perguntamos: nunca mais veremos “aquele” Vardy?

Provavelmente, não. E o Leicester sente a “ausência” do jogador que, muitas vezes, impediu que esta equipa fosse uma do nível médio-baixo da Premier League: 11 derrotas em 18 jornadas realizadas até agora, 17 pontos (apenas mais dois do que o Everton, que está na zona de descida de divisão).

Mas estava bem pior no dia em que tivemos esta ideia: após 10 jornadas, a meio de Outubro, o Leicester tinha apenas quatro pontos. E estava no último lugar, claro.

Desde então conseguiu quatro vitórias em cinco jogos, antes do Mundial. Depois do Mundial…perdeu todos os jogos (três).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.