/

Os fãs de Taylor Swift estão a sofrer de amnésia pós-concerto. A ciência tem uma explicação

2

Pagou centenas de dólares por um bilhete e enfrentou a chuva torrencial para assistir à apresentação da sua artista favorita no que deveria ser uma noite inesquecível.

Mas três horas e mais de 40 músicas depois, chega a casa e percebe que não consegue se lembrar de nada.

Parece quase inacreditável, mas muitos fãs de Taylor Swift afirmam sofrer de “amnésia pós-concerto“. Os psicólogos dizem que as emoções e o tempo podem estar por trás do fenómeno.

De experiências fora do corpo a entrar num estado de sonho, os fãs de Swift – ou Swifties, como preferem ser conhecidos – foram às redes sociais nos últimos dias para revelar a sua culpa por não se conseguirem lembrar de momentos importantes da digressão Eras.

A amnésia pode ser um sintoma bastante grave, referindo-se à perda de memórias, experiências e informações.

“O tempo voa”

Mas Michelle Phillips, professora sénior de psicologia musical do Royal Northern College of Music, diz que a ideia de amnésia pós-concerto não é tão assustadora quanto parece.

Raramente será o caso de os fãs não terem absolutamente nenhuma memória de estar em num concerto.

“Na verdade, é provável que seja uma das coisas que eles lembram pelo resto das suas vidas”, diz o Dr. Phillips. “Simplesmente eles codificam alguns aspetos do evento na memória, e não outros.”

Portanto, se tende a concentrar-se mais nos movimentos de dança do seu artista favorito ou apenas gosta de estar num concerto com os seus entes queridos, as pessoas prestam atenção ao que é importante para elas – e codificam memórias dessas coisas, em vez da música.

O velho ditado “o tempo voa quando se está a divertir” é uma maneira fácil de pensar sobre a ideia de amnésia pós-show.

De acordo com Phillips, quando os fãs estão entusiasmados e tão imersos num momento, podem sentir como se “o tempo tivesse passado de repente” e não foram capazes de processar adequadamente tudo o que acabaram de ver, ouvir e sentir.

Foi-se o tempo em que os músicos se apresentavam num palco vazio apenas com seus microfones e um instrumento.

Hoje em dia, os fãs são tratados com espetáculos alucinantes, com luzes estroboscópicas, adereços enormes e mais mudanças de figurinos do que se pode acompanhar – então não é surpresa que não vai se lembre de tudo o que viveu depois de ter processado tanto.

Anushka Sri assistiu Suga do BTS do K-pop coreano em concerto em Los Angeles a 11 de maio.

Ela diz que a maioria dos shows que ela vai tem “elementos de surpresa o tempo todo”, bem como movimentos intensos de luz e fogos de artifício que ela acha que “meio que causam perda de memória”.

Anushka sente que poderia contar aos amigos sobre “um ou dois momentos” do concerto, mas não consegue lembrar-se de todo o set porque “é apenas nebuloso”.

Helen Prior, professora sénior da Universidade de Hull, está interessada em ver se algumas das memórias e emoções que os fãs de Taylor Swift esqueceram podem ser lembradas quando ouvirem as suas músicas posteriormente.

Seja ouvindo a sua primeira música de casamento ou tocando repetidamente o seu hino de separação, a música é uma forma de arte que tem o poder de transformá-lo de volta a um determinado momento da sua vida.

Então, para os Swifties preocupados por se terem esquecido partes do concerto, ouvir a set list novamente pode fazer com que todas essas memórias voltem à tona.

ZAP // BBC

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.