//

Farmácias querem medicamentos à venda em bombas de gasolina e cafés

1

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) defendeu esta quarta-feira a comercialização de medicamentos de venda livre em quiosques, bombas de gasolina e cafés, para melhorar o acesso da população a estes produtos e aumentar a concorrência.

“Não há razão, de natureza técnica ou científica, que justifique impedimentos à comercialização de medicamentos de venda livre em quiosques, gasolineiras, postos de correio, cafés, restaurantes e outros pontos de venda por natureza próximos das populações, alargando substancialmente o acesso e a concorrência”, refere a ANF, num comunicado enviado à agência Lusa.

Na nota, as farmácias portuguesas lembram que em 2005 foi permitida a venda de medicamentos sem receita médica fora das farmácias e que a medida prometia “beneficiar o consumidor com maior acessibilidade e preço mais baixo” devido à concorrência.

“Uma década volvida, os resultados alcançados estão longe dos objetivos esperados”, sublinha a ANF no documento, sustentado no relatório mensal de análise de mercado do Infarmed.

O relatório, segundo a ANF, refere que o aumento da acessibilidade não se concretizou, o preço dos medicamentos aumentou e que o mercado está concentrado em apenas “três entidades”.

“As farmácias portuguesas sempre sustentaram que o nosso país deveria manter um modelo de acesso a medicamentos baseado na farmácia e no farmacêutico. Contudo, perante a opção política tomada há dez anos, de disponibilizar medicamentos fora de farmácias, então mais vale maximizar as potencialidades de acesso e concorrência que existem nos países com este modelo”, sublinha.

Entretanto, hoje, o ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, José Aranda da Silva, propôs o alargamento da lista de medicamentos não sujeito a receita médica, para aumentar o acesso dos doentes às terapêuticas e poupar dinheiro ao Serviço Nacional de Saúde.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.