Farmácias já venderam 500 mil autotestes, mas só 1739 foram registados

The Focal Project / Flickr

Autoteste para a covid-19

As farmácias e parafarmácias já venderam mais de 500 mil autotestes à covid-19, mas houve apenas 1739 registos na página da Internet criada para o efeito. Isto indicia que a maioria das pessoas que faz os autotestes não comunica os resultados.

Até ao dia 7 de Junho passado, apenas 1739 cidadãos tinham registado o resultado de autotestes no site da Internet criado pelo Ministério da Saúde para o efeito.

Os dados são dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), conforme avança o Jornal de Notícias (JN), apontando que foram registados 156 resultados positivos e 24 inconclusivos.

Esse número diverge claramente dos valores das farmácias e parafarmácias que já terão vendido mais de 500 mil autotestes, conforme avança o JN.

A Associação Nacional das Farmácias revelou, em Maio, que se tinham vendido 430 mil autotestes. Já a Well”s, a parafarmácia do Continente, vendeu 100 mil dispositivos e o grupo Auchan comercializou cerca de 11 mil, segundo dados divulgados pela Lusa em Maio.

Contudo, esta disparidade “não nos deve desencorajar”, como salienta no JN o médico de saúde pública Bernardo Gomes.

Para este profissional, o mais importante é que as pessoas façam a testagem, “seja por autoteste ou por outro tipo” para que, “mediante esse conhecimento, mudem as suas atitudes”.

Estes dados surgem numa altura em que os números de infecções por covid-19 voltam a aumentar em Portugal, nomeadamente em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “As farmácias e parafarmácias já venderam mais de 500 mil autotestes à covid-19, mas houve apenas 1739 registos na página da Internet criada para o efeito. Isto indicia que a maioria das pessoas que faz os autotestes não comunica os resultados.” A sério?! Só agora chegaram a essa conclusão? E não sabem porquê? Porque se disserem que estão positivos vão ter de ficar em casa! Testes rápidos á “responsabilidade” do português é uma aposta perdida antes sequer de se pôr em prática. Acordem!

RESPONDER

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …