/

Farmacêutica que pede 400 mil euros para tratar 4 doentes é “hostil”

3

portugal.gov

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O ministro da Saúde considerou “hostil” pedir 400 mil euros para tratar quatro doentes com Hepatite C, depois de o Hospital de S. João, no Porto, ter anunciado que vai apresentar queixa contra a biofarmacêutica que exigiu aquele montante.

O ministro da saúde, Paulo Macedo, que se encontrava o Porto para a entrega ao ex-titular da pasta, Paulo Mendo, da 1ª Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos, salientou que apesar da verba pedida, o S. João “disse que sim”.

Segundo fonte hospitalar, o medicamento anti-viral, aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Infarmed, tem um custo de 97.620 euros por doente, ou seja, 16.270 euros por embalagem, equivalente a um mês de tratamento.

“Eu acho hostil terem pedido 400 mil euros para tratar 4 doentes – e reparem, o S. João disse que sim”, afirmou o ministro.

Para Paulo Macedo é importante para todos os portugueses “registar que uma entidade para tratar quatro pessoas pede 400 mil euros” e que esta é a “tal” questão.

“Depois é preciso ver as escolhas que se faz, porque nós obviamente temos que tratar as pessoas, e que reflexos é que há para o resto do sistema”, disse o ministro.

Na sexta-feira, o Hospital S. João anunciou que vai apresentar queixa às autoridades competentes pelo preço exigido para tratar aqueles quatro doentes e declarou a fornecedora “hostil”.

/Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.