/

Farmacêutica espanhola diz ter medicamento 80 vezes mais eficaz do que o remdesivir

1

Mohamed Hossam / EPA

A farmacêutica espanhola PharmaMar diz ter um medicamento com melhor desempenho antiviral do que o Remdesivir no combate ao novo coronavírus (covid-19), avança esta sexta-feira a imprensa espanhola.

Os jornais espanhóis que avançam a notícia citam um estudo do laboratório sul-coreano Boryung Pharmaceutical, parceiro da PharmaMar, nota a TSF.

O La Vanguardia detalha que a plitidepsina – composto comercialmente conhecido como aplidin – terá mostrado um resultado antiviral entre 2400 e 2800 vezes superior ao do Remdesivir no modelo de célula “Vero” – uma célula renal de macaco – e cerca de 80 vezes superior ao do Remdesivir no modelo de células “Calu-3” – célula pulmonar humana.

Com este fármaco, a farmacêutica espanhola espera conseguir “uma redução da progressão da doença nos pacientes hospitalizados com pneumonia derivada da Covid-19, assim como o alívio nos sintomas provocados pela pandemia”

O laboratório sul-coreano está já a preparar ensaios clínicos na Coreia do Sul que devem começar no terceiro trimestre de 2020. “Voltar à normalidade é o mais importante para nós neste momento de crise”, avançou o laboratório.

O Remdesivir, recorde-se, é o primeiro medicamento contra a covid-19 com recomendação para ser usado na União Europeia, estando já a ser administrado em Portugal.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.