/

“Fantasmas dançarinos” surpreendem astrónomos nas profundezas do Cosmos

Jayanne English / EMU / Dark Energy Survey

Nuvens de eletrões à volta de galáxias

Astrónomos da University of Western Sydney e da Australian Science Agency (CSIRO) encontraram estranhas nuvens de eletrões em torno de galáxias no Cosmos profundo. Parecem “fantasmas dançarinos”.

Estas nuvens de eletrões, reveladas com a ajuda do radiotelescópio ASKAP (Australian Square Kilometer Array Pathfinder) da CSIRO, são um dos vários fenómenos descobertos no âmbito do Projeto EMU (Evolutionary Map of the Universe).

“Quando vamos ousadamente onde nenhum telescópio esteve antes, é provável que façamos novas descobertas”, disse o investigador Ray Norris, citado pelo Europa Press.

“Quando vimos os ‘fantasmas dançantes‘ pela primeira vez, não tínhamos ideia do que eram. Após semanas de trabalho, descobrimos que estávamos perante duas galáxias ‘hospedeiras’, com cerca de mil milhões de anos-luz de distância. Em cada um dos seus centros, há dois buracos negros supermassivos, que expelem jatos de eletrões que são dobrados em formas grotescas por um vento intergaláctico”, explicou.

Novas descobertas levantam sempre novas questões e os cientistas ainda não sabem de onde vem o vento, por que é tão “emaranhado” nem o que está a causa as correntes de emissão de rádio.

Outros objetos e fenómenos descobertos como parte do Projeto EMU incluem a descoberta dos misteriosos Odd Radio Circles (ORC), que parecem ser anéis gigantes de emissão de rádio com quase um milhão de anos-luz de diâmetro a cercar galáxias distantes.

“Estamos até a encontrar surpresas em lugares que pensávamos conhecer. Ao lado da bem estudada galáxia IC5063, encontramos uma radiogaláxia gigante, uma das maiores conhecidas”, disse. “O seu buraco negro supermassivo está a produzir jatos de eletrões de quase 5 milhões de anos-luz de comprimento. ASKAP é o único telescópio no mundo que pode ver toda a extensão desta ténue emissão.”

O artigo científico será publicado na Publications of the Astronomical Society of Australia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.