Famoso local de mergulho está cheio de cobras marinhas venenosas

Um famoso local de mergulho na Nova Caledónia, chamado Baie des Citrons, está cheio de grandes cobras venenosas (Hydrophis major).

A descoberta foi feita por um grupo de mulheres de 60 e 70 anos, que forneceram aos cientistas as fotografias dos seus encontros com estes animais.

Claire Goiran, da Universidade da Nova Caledónia, e Rick Shine, da Universidade Macquarie, na Austrália, têm estudado esta cobra marinha com cabeça de tartaruga há 15 anos. Entre as suas descobertas está o facto de que as manchas escuras na sua pele absorvem metais pesados, que a cobra despeja quando se solta da pele. Além disso, estas cobras estão a ficar mais escuras, como consequência do aumento da poluição.

Goiran e Shine também viram cobras marinhas maiores, que podem crescer até 1,5 metros nas mesmas águas. No entanto, viram-nas apenas cerca de seis vezes. Mesmo quando procuraram especificamente H. major, viam apenas 10 por ano. Agora, este grupo de mulheres encontrou 250.

As sete mulheres, que nadam na baía regularmente e se chama a si próprias “avós fantásticas”, começaram a levar câmaras para a água e enviaram as fotografias das cobras maiores que encontraram aos cientistas.



Claire Goiran / Universidade da Nova Caledónia

As Avós Fantásticas

As marcas das serpentes marinhas são tão distintas que os indivíduos conseguem ser facilmente identificados. Goiran e Shine compilaram um álbum de 249 cobras, muito mais do que se esperava.

“Surpreendentemente, encontraram um grande número de cobras letalmente tóxicas numa pequena baía que é ocupada todos os dias por hordas de moradores locais e passageiros de navios de cruzeiro – mas nunca foi registada uma mordida pela espécie na Baie des Citrons, testemunhando a sua disposição benevolente“, disse Shine, em comunicado.

“Estou a estudar cobras marinhas na Baie des Citrons há 20 anos e achei que as compreendia muito bem – mas as Avós Fantásticas mostraram-me o quão errada estava”, disse, por sua vez, Goiran. “A incrível energia das avós e a sua familiaridade íntima com a área de estudo transformaram a nossa compreensão na abundância e ecologia das cobras marinhas neste sistema. É um grande prazer e privilégio trabalhar com elas”.

A natureza sazonal do padrão de reprodução da cobra foi publicada este mês na revista especializada Ecosphere. Goiran afirma que isto excede o conhecimento de qualquer um dos seus parentes próximos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …