Famoso local de mergulho está cheio de cobras marinhas venenosas

Um famoso local de mergulho na Nova Caledónia, chamado Baie des Citrons, está cheio de grandes cobras venenosas (Hydrophis major).

A descoberta foi feita por um grupo de mulheres de 60 e 70 anos, que forneceram aos cientistas as fotografias dos seus encontros com estes animais.

Claire Goiran, da Universidade da Nova Caledónia, e Rick Shine, da Universidade Macquarie, na Austrália, têm estudado esta cobra marinha com cabeça de tartaruga há 15 anos. Entre as suas descobertas está o facto de que as manchas escuras na sua pele absorvem metais pesados, que a cobra despeja quando se solta da pele. Além disso, estas cobras estão a ficar mais escuras, como consequência do aumento da poluição.

Goiran e Shine também viram cobras marinhas maiores, que podem crescer até 1,5 metros nas mesmas águas. No entanto, viram-nas apenas cerca de seis vezes. Mesmo quando procuraram especificamente H. major, viam apenas 10 por ano. Agora, este grupo de mulheres encontrou 250.

As sete mulheres, que nadam na baía regularmente e se chama a si próprias “avós fantásticas”, começaram a levar câmaras para a água e enviaram as fotografias das cobras maiores que encontraram aos cientistas.

Claire Goiran / Universidade da Nova Caledónia

As Avós Fantásticas

As marcas das serpentes marinhas são tão distintas que os indivíduos conseguem ser facilmente identificados. Goiran e Shine compilaram um álbum de 249 cobras, muito mais do que se esperava.

“Surpreendentemente, encontraram um grande número de cobras letalmente tóxicas numa pequena baía que é ocupada todos os dias por hordas de moradores locais e passageiros de navios de cruzeiro – mas nunca foi registada uma mordida pela espécie na Baie des Citrons, testemunhando a sua disposição benevolente“, disse Shine, em comunicado.

“Estou a estudar cobras marinhas na Baie des Citrons há 20 anos e achei que as compreendia muito bem – mas as Avós Fantásticas mostraram-me o quão errada estava”, disse, por sua vez, Goiran. “A incrível energia das avós e a sua familiaridade íntima com a área de estudo transformaram a nossa compreensão na abundância e ecologia das cobras marinhas neste sistema. É um grande prazer e privilégio trabalhar com elas”.

A natureza sazonal do padrão de reprodução da cobra foi publicada este mês na revista especializada Ecosphere. Goiran afirma que isto excede o conhecimento de qualquer um dos seus parentes próximos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …